TSE
TSE

Saiba mais sobre o perfil dos eleitores e candidatos nas eleições em Macapá (AP)

Maioria do eleitorado é do sexo feminino e tem entre 35 e 54 anos; Maior parte dos candidatos é do sexo masculino

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Cerca de 300 mil eleitores de Macapá estão aptos a comparecer às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores do município, neste domingo (6). De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria é do sexo feminino (52,5%), o que totaliza 153.594 pessoas. Quase 40% dos eleitores têm entre 35 e 54 anos.
 
O perfil do eleitorado da capital do Amapá mostra que 30,6% têm ensino médio completo e 76,8% são solteiros. Daqueles que se autodeclararam deficientes, 28,2% apresentam algum tipo de dificuldade na locomoção. Em relação aos postulantes aos cargos públicos, 70% dos candidatos a prefeito estão na faixa etária entre 45 e 54 anos.

Presidente do TSE diz que combater a Covid-19 e as Fake News foram prioridade durante as eleições

Conheça os novos prefeitos das capitais dos estados do Norte

Do total de candidatos aos três cargos, dois em cada três são do sexo masculino. Cerca de 58% são solteiros, 64% são pardos e 50% têm ensino superior completo. O PRTB é o partido com mais candidatos participando: 35. Em seguida, vêm o PSB (34) e o PDT (29). 
 
 O primeiro turno das Eleições em Macapá foi adiado para este domingo devido à crise de fornecimento de energia na cidade, após um incêndio atingir a principal subestação do estado. Caso haja necessidade de segundo turno, a disputa está marcada para 20 de dezembro. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.