Equipe Galilegos
Equipe Galilegos

Robô criado por estudantes de Porto Alegre é capaz de alinhar satélites no espaço

Equipe Galilegos, do Colégio Santa Inês, vai disputar etapa nacional do Torneio SESI de Robótica, em março

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O estado do Rio Grande do Sul será representado por 89 estudantes, do ensino fundamental e médio, na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League, que será realizado em março, no Rio de Janeiro.

A competição é uma parceria entre o SESI e a fabricante de brinquedos LEGO, e vale vagas para a etapa mundial do First Lego League, um programa internacional que incentiva estudantes, de nove a 16 anos, de vários países, a criarem soluções criativas por meio da robótica.

Entre as equipes gaúchas classificadas para o torneio, está a Galilegos, do Colégio Santa Inês, de Porto Alegre (RS). Os alunos criaram um robô, com peças de Lego, capaz de realizar tarefas que podem facilitar a vida de astronautas em missões no espaço. É que, o desafio do torneio, este ano, é o desenvolvimento de alternativas para o bem-estar dos cosmonautas e em pesquisas especiais.

O robô dos estudantes do Colégio Santa Inês pode, entre outras habilidades, trabalhar para alinhar um satélite no espaço, de forma autônoma.

“O robô tem várias missões. Uma delas é em relação aos exercícios aeróbicos dos astronautas.   Outra missão diz respeito a velocidade de escape de órbita e também tem uma missão que o robô precisa alinhar um satélite. Os estudantes apenas ligam o robô e ele tem de executar todas essas missões”, explica o professor de Robótica e Tecnologia do colégio Santa Inêz, e um dos orientadores da equipe Galilegos, Felipe Ghesla.

A equipe Galilegos é formada por 11 estudantes, da sétima série do ensino fundamental ao primeiro ano do ensino médio. O desenvolvimento do robô começou em agosto de 2018 e, em outubro, a equipe conseguiu classificação para a etapa nacional. Eles levaram o primeiro lugar no torneio regional, realizado em Pelotas.

A Galilegos faturou o prêmio Champion's Award porque teve as melhores notas da competição, em todas as categorias, como desafio do robô e projeto de pesquisa.

Arquivo Pessoal

A primeira colocação alcançada no torneio regional, entre as escolas públicas e particulares do Rio Grande do Sul, incentivou a equipe Galilegos a buscar espaço entre as melhores do país na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica.

João Enrique Cairuga, de 15 anos, é estudante do Colégio Santa Inês, do primeiro ano do ensino médio e integrante da Galilegos. Ele conta que o desafio de construir um robô, com peças de Lego, estimula a equipe a se empenhar nas áreas do conhecimento, como matemática e física.

Para ele, a atividade pode contribuir na preparação da turma para os desafios futuros da vida de cada um, como vestibular, estudos acadêmicos e colocação no mercado de trabalho.    

“Principalmente as questões relacionadas a mecânica e física, e também o princípio de programação é algo que a gente aprende através desses robôs. Eu gosto bastante dessa área da matemática, da engenharia. E, esse ano, a gente está bem animado. A gente fez um robô muito bom, a gente fez uma pesquisa bem trabalhada. Então a gente está bem animado”, conta o estudante do colégio Santa Inez e integrante da equipe Galilegos, João Enrique Cairuga.

Torneio de Robótica

O Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos, em todo mundo.

No início de 2018, a empresa LEGO, em parceria com o SESI, desafiou estudantes das escolas brasileiras com o tema “Into Orbit”, para o desenvolvimento de ideias voltadas para as pesquisas espaciais.

Entre outubro e dezembro do ano passado, foram realizadas etapas regionais para selecionar as melhores propostas e trabalhos. Os alunos escolhidos vão participar da etapa nacional entre 15 e 17 de março. Os melhores colocados podem garantir uma vaga no torneio mundial em Houston, nos Estados Unidos. 

No Rio Grande do Sul, quatro equipes de escolas particulares, uma da rede pública de educação e seis da Rede SESI de Educação, foram classificadas para etapa nacional do torneio.

“Nós temos conseguido uma grande participação, com escolas públicas, com escolas particulares, além de equipes de garagem, o que faz com que a gente tenha trazido para esse movimento o entendimento que a tecnologia é a nossa maior ferramenta, para que a gente possa enfrentar os desafios do século XXI”, ressalta a Gerente de Educação do SESI-RS, Sônia Bier.

ARB Mais

Desde 2013, o SESI é o operador oficial da Torneio SESI de Robótica First Lego League, no Brasil. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares.

Atualmente, todas as escolas do SESI de ensino fundamental e médio, de todo o Brasil, contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio.

Quer saber mais sobre robótica?
Acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/

ARB Mais


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.