Agência Brasil
Agência Brasil

Preços da melancia, banana e maçã têm forte alta em dezembro, aponta Conab

Companhia destacou explicações para alta nos preços das três frutas

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Boletim divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quarta-feira (27) mostra que os preços da maçã, banana e melancia dispararam no mês de dezembro, segundo o primeiro Boletim Prohort de 2021. Segundo a publicação, a alta ocorre “como de costume”, já que refletem o impacto do verão e das festas de fim de ano no comportamento do consumidor. 

O preço do quilo da melancia chegou a subir 50% em Goiânia, por exemplo. Em Brasília, alta de 49%. No Recife, de 31,9%. Segundo a Conab, a causa foi a diminuição da oferta diante de uma demanda em ascensão. Já a banana registrou alta em todos os mercados pesquisados, com destaque para a elevação do preço em Belo Horizonte (37,9%).  Apesar da demanda não ter aumentado, de acordo com a companhia, a produção, em especial da banana prata, caiu. 

Outro item que ficou mais caro no último mês do ano, a maçã subiu 30,3% em Brasília; 18,2% em Goiânia e 16,1% em Belo Horizonte. Neste caso, apesar de a demanda não ter sido alta, observou-se a continuidade de um movimento de redução da oferta de maçãs. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.