Foto: divulgação/ Daniel Estevão - MJSP
Foto: divulgação/ Daniel Estevão - MJSP

Plano de Forças-Tarefas quer reduzir índices de violência e crime no Brasil

Iniciativa vai contar com atuação conjunta, integrada e coordenada entre polícias da União e dos estados

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nessa semana (19) o Plano de Forças-Tarefas SUSP de Combate ao Crime Organizado. A ação do governo federal visa reduzir indicadores de violência e crimes no Brasil, como homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e roubos a bancos, cargas e veículos. A iniciativa prevê ação conjunta entre as polícias da União e dos estados. 

De acordo com a pasta, o plano será dividido em fases e prevê ações de inteligência, análise, monitoramento e investigação de organizações criminosas. Na primeira fase, os estados que apresentaram os maiores acréscimos em números absolutos de homicídio entre janeiro e setembro de 2020 serão convidados a aderirem ao plano, de forma voluntária. Na lista, estão Ceará, Paraná, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Rio Grande do Norte. 

Radar PPP lança projeto para facilitar desenvolvimento de parcerias público-privadas em municípios

Depois dessa etapa, a adesão será facultada aos estados onde estão localizadas penitenciárias federais. Essa segunda fase está prevista para começar em junho. As demais unidades da federação poderão aderir ao plano a partir de janeiro de 2022. 

Entre as ações do Plano de Forças-Tarefas estão o isolamento de líderes de organizações criminosas no sistema prisional e a prevenção e a repressão da criminalidade violenta praticada por esses grupos. As forças-tarefas serão coordenadas pela Polícia Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.