Divulgação Internet
Divulgação Internet

Pesquisa revela que 74% dos consumidores não sabem o quanto pagam de impostos em compras no comércio

A maioria dos consumidores reclamam de falta de transparência na divulgação dos impostos embutidos nos valores dos produtos

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que 74% dos consumidores brasileiros não sabem o quanto pagam em impostos durante compras de produtos, bens ou serviços, no comércio.

Os dados da pesquisa, divulgados nesta segunda-feira (27), mostram ainda que 93% dos entrevistados acreditam que os impostos são os principais fatores pelo alto preço de parte dos produtos vendidos nas lojas, supermercados, feiras e farmácias, por exemplo.

Além disso, cerca de 95% dos consumidores entrevistados reclamaram que há pouca transparência na divulgação das taxas tributárias embutidas nos valores das mercadorias.

Entre os pequenos empresários, apenas 22% disseram que conferem os valores dos tributos pagos. Já 32% dos médios e grandes empresários afirmaram saber do valor aproximado pago em impostos e 41% não souberam responder a pesquisa.

Vale lembrar que os comerciantes são obrigados por Lei, desde 2013, a informar os valores dos impostos na nota fiscal emitida no ato da compra, em todos os estabelecimentos do país. No entanto, a maioria dos consumidores desconhecem essa informação, de acordo com dados da pesquisa CNDL e SPC/Brasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.