Foto: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)
Foto: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Pesquisa encontra coronavírus em 94% do esgoto de Niterói-RJ

Número de amostras positivas vem crescendo nas últimas semanas, o que mostra que a infecção ainda está expandindo

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que monitora a propagação do novo coronavírus em Niterói (RJ) encontrou o material genético do vírus em 94% das amostras de esgoto coletadas. Isso mostra que o vírus já está presente em praticamente todas as regiões da cidade. O detalhamento dos dados está disponível em um painel eletrônico disponibilizado pela prefeitura de Niterói.

Foram escolhidos 29 locais para coleta de amostras, incluindo bueiros, estações de tratamento e pontos de descarte de esgoto hospitalar. A primeira coleta foi feita no dia 15 de abril. Na média, 85% das amostras coletadas apresentaram indícios do vírus. 

Análise de esgoto pode indicar regiões mais afetadas pelo novo coronavírus antes mesmo dos casos chegarem aos hospitais

“Detectando vírus nos esgotos, a gente consegue previamente dizer se existem casos em uma determinada região, mesmo que eles não tenham sido notificados no sistema de saúde. A gente consegue identificar casos assintomáticos ou casos que não são tão graves a ponto da pessoa buscar uma unidade de saúde”, explica Camille Mannarino, pesquisadora do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Fiocruz.

A técnica se baseia em estudos que indicam que o coronavírus também é eliminado pelos dejetos de pessoas infectadas. Apesar da coleta de material genético do vírus, os pesquisadores explicam que ainda não há evidências de que seja possível contrair covid-19 através do esgoto.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.