Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Pará registra 514 casos prováveis de dengue em 2020

A incidência no Estado não é alta, se comparada com outras regiões do país. São seis casos a cada 100 mil habitantes.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Estado do Pará registrou 514 casos prováveis de dengue em 2020 segundo números do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Os dados são do mês de janeiro. A incidência no Estado não é alta, se comparada com outras regiões do país. São seis casos a cada 100 mil habitantes. 

O número de casos é parecido com o registrado no mesmo período do ano passado, quando o estado registrou mais 394 casos e tinha uma taxa de incidência de 5 casos por 100 mil habitantes. 

Apesar da redução na quantidade de casos o diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Júlio Croda ressalta a importância da população estar sempre em alerta para os possíveis focos de dengue.

“Elimine os focos na sua residência. Essa eliminação tem que ser semanalmente. Você pode eleger um dia, geralmente, aos fins de semana, para fazer essa busca no sentido de encontrar e eliminar esses focos. ”

ARB MAIS

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que 12 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue. 
Coordenador-Geral de Vigilância em Arbovirose, do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti. 

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população. ”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.