Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O que fazer após contato com pessoa com Covid?

Dúvida sobre o que fazer após ter contato com alguém contaminado pela Covid-19 é comum nas ferramentas de pesquisas on-line e alerta para necessidade de passos recomendados que evitam a disseminação do vírus

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Após um ano de pandemia, é raro não conhecer alguém que foi infectado pela Covid-19. Mas o que fazer após contato com uma pessoa com Covid? Essa é uma pergunta frequente de brasileiros na internet.

De acordo com dados do Google Trends, ferramenta do site de pesquisa que mostra quais as buscas mais realizadas em cada região, a procura por “Contato com pessoa com Covid, o que fazer?”, é a mais frequente nos últimos dias dentro do assunto da pandemia. 

Para responder ao questionamento e evitar a disseminação do vírus, Julival Ribeiro, médico membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), é enfático: “nessa situação, é preciso realizar a testagem, mesmo sem sintomas claros da doença.”

Contato com pessoa com Covid, o que fazer?

“Qualquer pessoa que teve contato com outra que testou positivo para Covid-19 deve realizar o teste de coleta com o swab do nariz, que pode ser o RT-PCR ou o teste de antígeno. É importante fazer o teste para saber se está com coronavírus ou não. Porque se o paciente pegou Covid-19, terá que seguir todas as recomendações. Ficar de quarentena em casa, no quarto, sem poder sair para não infectar outras pessoas. Por isso é muito importante que todos que tiveram contato com alguém contaminado façam o teste para ver se está infectado ou não. Têm pessoas que estão infectadas e não têm sintoma nenhum. São assintomáticas, mesmo assim podem continuar transmitindo o vírus para outras.”

Para evitar contaminação

 

  1. Manter higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel;
  2. Evitar aglomerações;
  3. Utilizar máscaras de proteção;
  4. Não levar as mãos aos olhos, boca e nariz;
  5. Evitar tocar diretamente superfícies que podem estar contaminadas, como corrimão, botão de elevador ou mãos ao cumprimentar alguém.

 

Ou seja, a dúvida buscada no Google tem uma resposta certeira. O primeiro passo a ser feito após ter contato com alguém que foi infectado pela Covid-19 é realizar o teste para saber se também foi contaminado. Isso evita a circulação do vírus entre pessoas assintomáticas. Até que o resultado do exame saia, as recomendações do começo da pandemia continuam valendo. É preciso realizar o uso correto de máscaras e manter o distanciamento social, sem aglomerações. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.