Data de publicação: 01 de Março de 2021, 00:00h, atualizado em 01 de Março de 2021, 10:53h
LOC.: O projeto de Farmácias Vivas, que tem como base a assistência social farmacêutica baseada no emprego científico de plantas medicinais, recebeu um investimento de R$ 7,9 milhões do governo federal em 2020.
O repasse de verbas foi realizado para projetos de 10 secretarias municipais de saúde para ampliar o serviço pelo País. Nilton Netto, chefe do Núcleo de Farmácia Viva da Secretaria de Saúde do DF, explica esse funcionamento.
“O que a população vai encontrar na Farmácia Viva dentro do âmbito do SUS? Um espaço de cultivo de plantas medicinais selecionadas pela identidade botânica, eficácia, pelos estudos que comprovem que essa planta, que é utilizada tradicionalmente ou popularmente, realmente seja segura e eficaz.”
LOC.: O especialista ressalta que os fitoterápicos sempre serão aliados importantes na promoção à saúde e diminuição de sinais e sintomas de qualquer doença, desde que bem orientados.
A prefeitura de Betim, município de Minas Gerais, também desenvolve um trabalho amplo na área, como comentou a gerente da Farmácia Viva Jaqueline Guimarães.
“A gente tem uma produção de 83 formulações e, diariamente, a gente atende 300 receitas do SUS, produzindo 3 mil unidades de fitoterápicos por mês. Também temos um projeto de produção das farinhas nutricionais.”
LOC.: A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos é descrita pelo Ministério da Saúde como “parte essencial das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social”.
Reportagem, Alan Rios
NOTA
LOC.: O projeto de Farmácias Vivas, que tem como base a assistência social farmacêutica baseada no emprego científico de plantas medicinais, recebeu um investimento de R$ 7,9 milhões do governo federal em 2020. O repasse de verbas foi realizado para projetos de 10 secretarias municipais de saúde para ampliar o serviço pelo País.
A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos é descrita pelo Ministério da Saúde como “parte essencial das políticas públicas de saúde, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social”.