Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

MDR estabelece critérios para criação de Polos de Agricultura Irrigada

Em portaria publicada nessa quarta (12), o governo federal, por meio da pasta, trouxe orientações sobre a criação de Polos como parte integrante da Política Nacional de Irrigação

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O governo federal, por meio de portaria publicada nessa quarta-feira (12), estabeleceu critérios para a criação de Polos de Agricultura Irrigada como parte das ações de implementação da Política Nacional de Irrigação e de incentivo ao desenvolvimento regional. 

Por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a portaria trouxe como definição de Polo de Agricultura Irrigada os aglomerados agrícolas onde a produção irrigada está presente e que tenha potencial de expansão. Entre os critérios, está a disponibilidade da água e do solo. 

A pasta já reconheceu quatro Polos Nacionais no Brasil que fazem parte da iniciativa. Um deles está no Rio Grande do Sul, conhecido como Polo de Agricultura Irrigada da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria. 

Agricultores brasileiros que utilizam tecnologia na produção rural já são mais de 80%, aponta pesquisa

Floresta Nacional do Amapá será submetida à concessão de Manejo Sustentável

A portaria também orienta sobre os requisitos para a seleção prévia de um Polo de Agricultura Irrigada, como organização social presente, potencial de aprofundamento tecnológico e potencial de inovação, entre outros. 

Outra determinação da portaria nº. 2.154/2020 é a sequência de etapas de desenvolvimento das iniciativas dos Polos e as características do Grupo Gestor, que vai acompanhar os projetos. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.