Dinheiro Irregular - Foto: Governo de São Paulo
Dinheiro Irregular - Foto: Governo de São Paulo

Indícios de irregularidades nas eleições 2020 somam quase R$ 1 bilhão

A maior frequência é a doação de valores feitas por pessoas inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Indícios de irregularidades nas eleições 2020 somam R$ 954.728.601,57. O valor foi levantado pelo Núcleo de Inteligência da Justiça Eleitoral, após a entrega dos dados da Prestação de Contas de candidatos e partidos, no pleito deste ano. 

Dentre as irregularidades, a que aparece com maior frequência é a doação de valores a candidatos feitas por pessoas inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família. Foram 91.500 notificações só desse tipo – o que representa um valor de mais de 77,5 milhões de reais. Em segundo lugar, aparece fornecedores com sócios ou representantes e familiares, que também recebem o Bolsa Família, com 45.780 casos e mais de 612 mil reais, em irregularidades. 

Especial: equipe de transição é importante para governo manter benefícios à população

Boletim da Fiocruz traz recomendações às novas prefeituras para enfrentamento da Covid-19

A fiscalização envolve o Tribunal Superior Eleitoral, Receita Federal, Coaf, Ministério Público Eleitoral, Defensoria Pública Federal, Tribunal de Contas da União e Ministério da Cidadania. Os indícios também foram encaminhados à Procuradoria-Geral da República, para que sejam compartilhados e apurados pelas promotorias estaduais.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.