FORTALEZA (CE): Bancos de leite materno estão com baixo estoque de e precisam de doações

Segundo a direção da unidade, desde início de abril as doações estão crescendo e, no final de maio, o Banco de Leite Humano operava com um estoque de 40 litros do alimento

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A capital Fortaleza está precisando de mais doações de leite materno para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros, internados em Unidades Neonatais. Os estoques dos Bancos de Leite Humano na cidade estão baixos. Para se ter uma ideia, durante os quatro primeiros meses deste ano, o Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza só conseguiu coletar 230 litros. Essa quantidade é insuficiente para ajudar todos os recém-nascidos que estão em Unidades Neonatais. E foi por presenciar o drama dessas crianças bem de perto que a empresária

Fabiane Pires decidiu se tornar uma doadora de leite materno.

“Quando tive a minha primeira filha, ela precisou ficar internada e não precisou de doação, mas eu vi várias crianças que precisaram. Bebês extremamente prematuros, com baixo peso. Me comoveu muito ver que aquelas crianças precisavam de uma simples doação para poder ter uma chance de sobreviver. Isso toca a gente. Nos sensibiliza a querer ajudar essas crianças.” 

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. É o que explica a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani.

“Toda mulher saudável que está amamentando pode doar leite materno. Para isso, ela também não pode estar utilizando nenhum medicamento que seja incompatível com a amamentação, álcool, cigarros ou outras substâncias ilícitas. O ideal é que procure um Banco de Leite Humano mais próximo para mais informações. A lista com os contatos dos Bancos de Leite Humano do país está disponível na página: saude.gov.br/doacaodeleite.”

O Banco de Leite Humano do Hospital Geral de Fortaleza fica localizado na rua Ávila Goulart. Por conta da pandemia do coronavírus, o funcionamento está sendo realizado das sete da manhã até às cinco da tarde, mas antes é preciso fazer contato pelo telefone 3101-3335. Essa coleta está sendo realizada apenas em domicílio, ou seja, é combinado com a mãe um horário para que um funcionário do hospital possa recolher essa doação.

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.