Foto: Martin Lopez (Pexels)
Foto: Martin Lopez (Pexels)

Estudo feito pela Fiocruz alerta que Covid-19 pode causar danos cerebrais

Um estudo conduzido pela Fiocruz indica que o novo coronavírus, responsável pela pandemia de 2020, é capaz de infectar células neurais.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Um estudo realizado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), em parceria  com o Instituto D'Or (Idor) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), indicou que o novo coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela pandemia covid-19, é capaz de infectar células neurais.

De acordo com a pesquisa, o vírus tem capacidade de infectar células neurais, embora não consiga se replicar no sistema nervoso central. Portanto, ao infectar o plexo coróide, há uma reação do sistema imunológico do organismo humano. Na análise, os pesquisadores pressupõe  que essa reação pode ter permitido que o coronavírus acessasse o sistema nervoso central e causasse danos no cérebro.

Projeto de lei prevê incentivos fiscais a pesquisas e estudos relacionados à Covid-19

Queda do orçamento de Transportes e Saneamento está ligada a investimento no setor privado, dizem especialistas

Com o avanço dos estudos, pesquisadores acreditam que  a doença Covid-19, que  inicialmente foi descrita como uma infecção viral do trato respiratório, afeta outros sistemas biológicos, incluindo o sistema nervoso central (SNC), como foi observada em alguns casos.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.