Data de publicação: 11 de Março de 2021, 11:20h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:30h
Estados, municípios e Unidades Executoras Próprias devem aderir ou atualizar seus cadastros junto ao Ministério da Educação para receberem os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola, o PDDE. A adequação pode ser feita no sistema PDDEWeb e, quanto antes, providenciarem a atualização cadastral ou adesão, mais cedo vão receber os repasses do programa.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza um passo a passo para auxiliar escolas e entes da federação neste processo. Para isso, basta acessar o site gov.br. A atualização cadastral é pré-requisito para o recebimento de dinheiro do PDDE, mas também é importante para melhorar a interlocução entre o FNDE, estados e municípios, e as escolas.
Criado há 26 anos, o PDDE presta assistência financeira às escolas da rede pública de educação básica e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é promover melhorias na infraestrutura física e pedagógica das unidades de ensino e incentivar a autogestão escolar.
Acesso à internet e infraestrutura escolar foram os maiores desafios das redes municipais de educação em 2020
Undime publica caderno de orientações para secretários municipais de Educação