Celular - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Celular - Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

É falsa informação sobre processo contra criação de suposto Passaporte Covid

O STF alerta para a importância da checagem de informações suspeitas, como forma de se evitar a propagação de fake news

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Supremo Tribunal Federal (STF) alerta para a informação falsa em circulação nas redes sociais de que tramitaria na Corte uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) questionando a criação de um fictício Passaporte Covid. Segundo a falsa notícia, o documento seria exigido para a liberação de atividades que, em razão da pandemia, foram objeto de restrições em alguns municípios.

Segundo a informação inverídica, o suposto passaporte seria exigido para que as pessoas imunizadas tivessem acesso aos “recursos da sociedade” e seriam criados “centros clínicos de detenção para quarentenas compulsórias” em cinco estados brasileiros.

O Supremo informa que a notícia é uma montagem, utilizando o padrão visual de seu sistema público de acompanhamento processual com o intuito de disseminar informações falsas.

STF prorroga o prazo para o Pará prestar contas da Lei Aldir Blanc

Ministra designa audiência de conciliação para discutir habilitação de leitos de UTI em cinco estados

O STF alerta ainda para a importância da checagem de informações suspeitas, como forma de evitar a propagação de fake news, especialmente em momento tão delicado como o vivenciado em nosso país em razão da pandemia de Covid-19.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.