BOLETIM AGRO: Trump afirma que China voltará a comprar soja dos EUA

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Olá, meu nome é Raphael Costa e este é mais Boletim Agro, um resumo das principais notícias do agronegócio.

Após uma semana de reuniões entre chineses e americanos, em busca de um acordo para terminarem a guerra comercial entre os dois países, o presidente Donald Trump deu uma sinalização importante. Segundo Trump, a China comprará mais soja dos Estados Unidos, indicando um possível fim do embate. Quem vai comentar se a análise é realmente essa, além de debater outros assuntos, é a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas. Bem-vinda, Carla.

“Mais um capítulo da guerra comercial entre China e EUA e ainda não há como saber se o acordo está próximo, ou se é mais uma rodada de especulação e boato. Fato é que as reações aconteceram nesta semana e o resultado principal para o agronegócio foi esta declaração do Donald Trump de que a China se comprometeu a comprar mais soja dos EUA. O volume comprado ainda é um mistério, mas já há especulações de algo em torno de cinco milhões de toneladas. Nós também já sentimos os reflexos nos preços. Nesta sexta, as cotações voltaram a subir na Bolsa de Chicago, registrando patamares melhores que observamos há algumas semanas." 

E a situação dos produtores de tomate em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, não é das melhores. Insatisfeitos com o preço do produto, eles organizaram um protesto às margens de uma rodovia. Como está a situação do tomate no mercado e como foi esse protesto, Carla?

“O principal produtor de tomate do Brasil é São Paulo. Na região de Ribeirão Preto os produtores jogaram toneladas de tomate as margens de uma via, justamente por conta do preço baixo. De acordo com os produtores, os preços praticados no momento não cobrem os custos de produção. Por isso, alguns deles acabaram optando pelo descarte da produção. Os produtores afirma que uma caixa, com 22 quilos de tomate, que era vendida por R$ 64, hoje está valendo R$ 21. Com isso o prejuízo é certo.”

Perfeito, Carla. Obrigado pelas informações, até a próxima.

“Eu que agradeço, até a próxima. Aos ouvintes que quiserem saber mais, acessem noticiasagricolas.com.br”.

Esse foi mais um Boletim Agro, muito obrigado a todos.

#Agro
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.