Data de publicação: 09 de Abril de 2020, 19:46h, Atualizado em: 01 de Agosto de 2024, 19:31h
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Belém, descentralizou o atendimento dos postos de saúde para atender melhor os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde, público-alvo da primeira etapa. Nesta primeira fase serão aplicadas 132 mil doses da vacina contra Influenza. Em todas as etapas da campanha 434 mil pessoas devem ser imunizadas na capital paraense.
A novidade da vacinação em Belém são seis serviços de drive thrus instalados nos estacionamentos de shoppings da cidade. Quem for a um desses postos para tomar vacina nem precisa sair do carro. Onze supermercados e quinze farmácias da capital paraense também são postos de imunização.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Belém, a ampliação dos locais faz parte da estratégia de evitar aglomerações nos postos de saúde. A secretaria fez parceria com cursos de enfermagem e medicina das universidades locais e Forças Armadas para reforçar o atendimento. Os alunos e os militares organizam as filas, oferecem locais para higienização das mãos e distribuem toalhas descartáveis, por exemplo.
Idosos com dificuldade de locomoção ou que estejam receosos de sair de casa por causa da pandemia do coronavírus podem receber a vacina em domicílio desde que a aplicação seja agendada por telefone junto a Secretaria de Saúde do Estado. Maria de Nazaré Athayde, coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Belém, pede que as pessoas tenham calma. Os postos de saúde estão preparados para receber o público e não é preciso correr.
“O apelo que eu faço é no sentido de lembrar que a vacina da Influenza começa pelo grupo de idosos. Tenham tranquilidade, porque os postos de saúde estão prontos para receber a todos e a vacina está garantida. Evitem aglomerações neste momento. O apelo é para que as pessoas realmente se vacinem.”
Nesta primeira etapa, os 32 postos descentralizados são exclusivos para idosos com 60 anos ou mais. Os trabalhadores da saúde também devem procurar um posto de saúde para se imunizar. A partir de 16 de abril, a campanha será ampliada para membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
O Dia D marca a mobilização nacional, está marcado para 9 de maio e vai priorizar os professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.
Segundo Ana Paula Sayuri, epidemiologista da Universidade de São Paulo (USP), a vacina protege contra os três tipos de Influenza mais comuns e é bastante segura e eficaz.
“A vacina contra o Influenza é bastante eficaz e segura. Ela protege para três tipos ou cepas, é uma vacina trivalente. A resposta imunológica para ela ocorre, em geral, de sete a quinze dias após a vacinação.”
Nesta primeira etapa da campanha, Belém disponibiliza 132 mil doses da vacina. O Ministério da Saúde vai encaminhar novas doses nas duas etapas posteriores. A Secretaria Municipal de Saúde de Belém espera vacinar 434 mil pessoas até o fim da campanha.
Os locais de vacinação funcionam em horário estendido de segunda a sexta, das 8h às 18h. A Secretaria Municipal de Saúde estuda ampliar o atendimento para os sábados em alguns bairros da região e confirma que os cuidadores de idosos também podem ser imunizados. As comunidades ribeirinhas também vão receber lotes da vacina.
O Ministério da Saúde orienta que em caso de fila as pessoas, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros. Informe-se se na sua cidade haverá uma estratégia de vacinação diferenciada.
O site da prefeitura de Belém informa todos os locais de vacinação. Basta acessar: belem.pa.gov.br/. O agendamento da aplicação de vacina em casa pode ser feito pelo telefone (91) 3184-6126.
Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.