LOC.: Após o apagão elétrico que atingiu 14 municípios do Amapá, nesta quarta-feira (4), os três senadores da bancada do estado se mobilizaram em busca de soluções para o problema junto o governo federal. Um deles é o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Logo que soube do incidente, o parlamentar procurou o Ministério de Minas e Energia. Após as tomadas de decisões, Alcolumbre elogiou o trabalho do governo.
TEC./SONORA: Davi Alcolumbre, presidente do Senado
“Prontamente, o Estado brasileiro se voltou para o Amapá nessa questão energética. Eu tenho certeza de que todos os atores envolvidos estão dedicados e determinados, sem medir esforços. Os técnicos do setor elétrico brasileiro, hoje, estão trabalhando para o Amapá, para resolver essa calamidade que aconteceu no estado."
LOC.: O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, explicou que o desligamento da energia se deu por conta de um incêndio em um dos transformadores de uma subestação da capital Macapá. Para buscar uma solução de maneira mais rápida foi instalado um gabinete de crise especificamente para esta situação.
TEC./SONORA: Bento Albuquerque, ministro de Minas e Energia
“O equipamento já foi reparado na sua parte física e agora está havendo a filtragem do óleo do aparelhamento. Para se ter noção do volume, são 45 mil litros de óleo. Em tem-se que ter certeza de que ele está em condições de operação. É nisso que estamos trabalhando. Em até 10 dias nós pretendemos restabelecer 100% da energia no Amapá.”
LOC.: O senador Lucas Barreto (PSD-AP), por sua vez, se preocupou em unir a bancada para tentar resolver o problema. O congressista ressaltou que a ida de Bento Albuquerque até o estado ajudará a trazer soluções mais ágeis e eficientes para o caso.
Já Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que, como o estado enfrenta uma grave crise sanitária por causa da pandemia do novo coronavírus, é fundamental que o pleno restabelecimento do fornecimento da energia elétrica se dê de maneira rápida.
Reportagem, Marquezan Araújo