
LOC 1: Barragem de Oiticica, Passagem das Traíras, Adutora do Seridó, Ramal do Apodi, entrega de açudes e sistemas de dessalinização: esses são alguns dos destaques elencados pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que garantem segurança hídrica ao estado do Rio Grande do Norte. Durante entrevista à rádio potiguar 98 FM, o ministro lembrou que o governo Lula retomou os investimentos e ampliou a capacidade de bombeamento do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), que atende o Rio Grande do Norte.
TEC./SONORA: WALDEZ GÓES
“É prioridade histórica de todo o trabalho do presidente Lula essa questão da segurança hídrica, garantir água para as pessoas, para consumo, para produção de alimentos, para o turismo, para a economia de um modo geral. Quando assumimos, deixaram as bombas da transposição quebradas do Eixo Norte. As bombas da EBI-3, que garantem a chegada da água ao Rio Grande do Norte, estavam quebradas. Tivemos que revitalizar. Quem sai do governo é quem deixa o orçamento do ano seguinte. E deixaram sem dinheiro. O presidente Lula teve que colocar dinheiro no orçamento para garantir essas obras”.
LOC 2: Os resultados dos investimentos já podem ser comemorado pela população. Em março, Waldez Góes esteve na região do Seridó do Rio Grande do Norte, junto com o presidente Lula, para inaugurar a Barragem de Oiticica; no final de maio, também ao lado de Lula, Góes inaugurou o primeiro trecho do Ramal do Apodi, que vai levar água do rio São Francisco para o RN; em junho, o ministro visitou as obras da Adutora do Seridó, entregou 14 sistemas de dessalinização, inaugurou açude e anunciou a construção do Sistema de Abastecimento de Água na Comunidade Riacho da Volta.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em segurança hídrica, acesse mdr.gov.br
Reportagem, Larissa Galli