LOC.: Em janeiro desse ano, o comércio varejista teve uma alta de 3,8% na comparação com dezembro do ano passado. Os estados que mais registraram alta foram Espírito Santo 8,8%, Tocantins 8,7%, Roraima 7,4%, Distrito Federal 7,1%, Piauí 7,1% e Maranhão 7,0%.
O economista e educador financeiro Alexandre Arci afirma que 2023 terá um cenário positivo na economia.
TEC/SONORA: Alexandre Arci - Economista
“O ano de 2023 traz um cenário mais positivo para todo comércio varejista. Dentre os fatores que contribuem para uma boa perspectiva do setor está uma inflação mais controlada, e principalmente uma percepção de que nos próximos encontros do copom existe uma boa tendência na nossa taxa selic ser reduzida."
LOC.: Para o professor de economia Newton Ferreira, os impactos na economia têm sido bons e devem apresentar resultados ainda melhores.
TEC/SONORA: Newton Ferreira - Economista
“Os impactos são muito bons, porque todas as vezes que o setor terciário, que é o setor de comércio, apresenta um crescimento, ele puxa os setores primário e secundário, então em geral, a primeira cadeira produtiva que recebe o impacto, é o comércio”
LOC.: Os estados que obtiveram a maiores baixas foram Mato Grosso com -1,7%, Amapá -1,6%, Paraíba -1,1% e Mato Grosso do Sul -0,8%.
Reportagem, Daniela Gomes