LOC.: Pelo quarto mês consecutivo, as vendas do comércio no Brasil fecharam com saldo positivo, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nessa quinta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta em abril foi zero vírgula nove por cento maior na comparação com o mês anterior e dois vírgula dois por cento maior que o mesmo mês de 2023.
No acumulado do ano, o varejo já registra quatro vírgula nove por cento de crescimento e, nos últimos 12 meses, uma alta de dois vírgula sete por cento.
O gerente da PMC, Cristiano Santos, comenta o avanço do comércio no primeiro quadrimestre.
TEC./SONORA: Cristiano Santos, Gerente da PMC
“Quatro meses de crescimento do comércio varejista brasileiro só aconteceu em meados de 2023 (...) Esse resultado de quatro meses posiciona o índice de base fixa, com ajuste sazonal, no seu nível histórico. "Na verdade, em fevereiro o nível recorde já tinha sido atingido, só que agora ele se amplifica.”
LOC.: Dentre as oito atividades pesquisadas, cinco registram êxito em abril, com destaque para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (14,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%).
O economista Cesar Bergo acrescenta que políticas adotadas pelo governo federal, como a antecipação do décimo terceiro e o programa Desenrola, vêm estimulando o consumo e movimentado significamente o varejo. Mas faz uma ponderação:
TEC./SONORA: Cesar Bergo, economista
"Infelizmente, esse número não foi melhor é que a expectativa de mercado é que fosse um pouco maior, em torno de 1,3%, talvez em decorrência do chamado varejo ampliado que contempla veículos, motos."
LOC.: Cesar Bergo também chamou a atenção que esses números não contemplam a grande enchente que atingiu o Sul do país. E, a expectativa é que os números de maio venham com um desempenho do comércio mais baixo.
Reportagem, Valéria Costa, narração, Marquezan Araújo