LOC.: O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) a lista dos municípios que vão receber as doses da vacina contra a doença, a Qdenga. Conforme a pasta, 521 municípios de 16 estados e o Distrito Federal preenchem os requisitos para o início de vacinação. Goiás, Bahia e Mato Grosso do Sul, possuem o maior número de municípios que vão receber a vacina. O grupo prioritário para 2024 vai ser composto por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A previsão é que as primeiras doses sejam aplicadas em fevereiro.
Para o infectologista Werciley Junior, a vacinação contra a dengue é uma importante estratégia para controle da doença no país.
TEC./SONORA: Werciley Júnior, infectologista
“A implantação da Qdenga é uma ação que ajuda muito o indivíduo, ou seja, protege o indivíduo e também uma diminuição da contaminação local. Porém, é uma ação que não é um efeito tão rápido. Deve demorar pelo menos de 6 meses. A vacina toma uma dose hoje e depois de 3 meses a segunda dose. O plano demora um período, então só essa ação sozinho e vai impactar, mas não é uma ação de impacto tão rápido para esse surto atual.”
LOC.: De acordo com a pasta, o país registrou 12 mortes por dengue e 120.874 casos prováveis da doença nas primeiras semanas de 2024. O infectologista completa que para combater a dengue é necessário um conjunto de ações em diversas frentes.
TEC./SONORA: Werciley Júnior, infectologista
“A estratégia de combate à dengue ela tem que ser em várias posições. Primeiro, prevenção do indivíduo com a vacinação. Segunda parte de prevenção, os cuidados para prevenir sítios e criatórios, ou seja, higiene, limpeza de terrenos baldios, orientação para todas as famílias para cuidados dentro e fora do domicílio. Terceira coisa, o uso de repelente e outro ponto seria diagnóstico precoce”.
LOC.: Ao todo, 5,2 milhões de doses da vacina deverão ser entregues ao longo de 2024. A pasta prevê que cerca de 3,2 milhões de pessoas devem ser vacinadas neste ano.
Reportagem, Landara Lima