Depois do calor, tempestados podem voltar ao estado  Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Depois do calor, tempestados podem voltar ao estado Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Tempestades: após onda de calor, há possibilidade de chuva com granizo em Minas Gerais

A população pode realizar cadastro para receber alertas da Defesa Civil no celular

ÚLTIMAS SOBRE MINAS GERAIS


Após o fim da onda de calor em Minas Gerais, a meteorologista Andrea Ra,os do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta a volta das chuvas ainda com irregularidade em boa parte do estado nesta semana, mas proporcionando tempestades.

“É aquela condição que tem além de trovoadas, pancadas de chuvas, rajadas de vento pode também vir com queda de granizo, até porque em função do calor e da umidade, há o favorecimento dessas pancadas de chuva no final da tarde, que é típico da primavera”, afirma a meteorologista.

Ramos explica que as pancadas de chuva devem ocorrer por influência de uma frente fria em todo o estado na terça-feira (21), exceto no nordeste de Minas Gerais, onde não há chance de chuvas. Na quarta-feira (22), a frente fria se desloca para o oceano e a previsão indica tempo aberto com pouca nebulosidade, mas pode voltar a chover entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24).

“Temos a volta das chuvas até porque quinta-feira para sexta se forma uma outra frente. e aí ela vai voltar a atuar ali na região Sudeste. Quando chega sexta-feira já tem chuva praticamente em toda a região, exceto no nordeste de Minas Gerais que tem a tendência de ficar com céu aberto sem possibilidade de chuva”, completa Ramos.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, recomendam-se alguns cuidados específicos durante as tempestades. As instruções recomendadas são: 

  • Procurar abrigo em locais que não seja embaixo de árvores ou postes;
  • Desligar equipamentos elétricos das tomadas para evitar risco de se queimarem;
  • Utilizar o telefone celular somente caso o carregador de bateria do aparelho não esteja plugado na tomada;
  • Não se aproximar ou tocar em fios partidos e, se possível, não  permitir que outras pessoas se aproximem.

Sistema de alertas da Defesa Civil

O sistema de alertas da Defesa Civil de Minas Gerais é uma ferramenta que informa a população sobre mudanças repentinas do tempo. Ele envia diferentes tipos de avisos, como sobre tempestades, áreas sujeitas a alagamento, risco geológico, baixa umidade do ar, onda de calor — entre outros eventos climáticos que possam representar perigo.

Segundo a Defesa Civil, o sistema é gratuito e enviado diretamente para o celular, sem necessidade de internet. Para receber os avisos, é necessário enviar uma mensagem de texto com o CEP do local desejado para o número 40199. Até o momento, 1,2 milhão de pessoas estão cadastradas no serviço.

O monitoramento dos alertas é realizado pela Defesa Civil de Minas Gerais em parceria com órgãos responsáveis por realizarem o monitoramento meteorológico, como Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais/Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Simge/Igam) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais:

Vale constrói biofábrica para controlar mosquitos na Bacia

Segurança: 99 municípios de Minas Gerais não registraram crimes violentos até outubro deste ano

Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Após o fim da onda de calor em Minas Gerais, a meteorologista Andrea Ramos — do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) —  aponta para a volta das chuvas, ainda com irregularidade, em boa parte do estado nesta semana, mas proporcionando tempestades.

TEC./SONORA: Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

“É aquela condição que tem além de trovoadas, pancadas de chuvas, rajadas de vento pode também vir com queda de granizo, até porque em função do calor e da umidade, há o favorecimento dessas pancadas de chuva no final da tarde, que é típico da primavera.”


LOC.: A meteorologista informa que as pancadas de chuva devem ocorrer por influência de uma frente fria em todo o estado na terça-feira (21), exceto no nordeste de Minas Gerais, onde não há chance de chuvas. Na quarta-feira (22), a frente fria se desloca para o oceano e a previsão indica tempo aberto com pouca nebulosidade, mas pode voltar a chover entre quinta-feira (23) e sexta-feira (24).

TEC./SONORA: Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

“Temos a volta das chuvas até porque quinta-feira para sexta se forma uma outra frente e aí ela vai voltar é atuar ali na região Sudeste. Quando chega sexta-feira já tem chuva praticamente em toda a região.”


LOC.: Apenas o nordeste de Minas Gerais possui tendência de ficar com céu aberto sem possibilidade de chuva. 

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, algumas das instruções recomendadas em casos de tempestades são procurar abrigo em locais que não seja embaixo de árvores ou postes e desligar equipamentos elétricos das tomadas.

Além disso, a Defesa Civil conta com um sistema de alertas que informa a população sobre mudanças repentinas do tempo, como tempestades, baixa umidade do ar e onda de calor. O sistema é gratuito e enviado diretamente para o celular, sem necessidade de internet. Para começar a receber os avisos, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP do local desejado para o número 40199.

Reportagem, Nathália Guimarães