LOC.: As inscrições do concurso público para Polícia Militar de São Paulo estão abertas e vão até o dia 20 de dezembro. Brasileiros entre 17 e 30 anos, que possuem o ensino médio e atendem aos requisitos podem participar. As inscrições devem ser realizadas no site www.vunesp.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser pago em dinheiro ou cheque, em qualquer agência bancária.
O concurso tem duas mil e setecentas vagas para 2ª Classe da Polícia Militar, com salário inicial de cerca de R$ 4.800, incluindo salário-base e benefícios adicionais.
O advogado criminalista Berlinque Cantelmo explica que esse tipo de contratação acontece para seguir uma estimativa de alcance da Lei do efetivo das polícias militares. Ele aponta que a maioria dos estados não segue a regra, o que afeta a segurança pública.
TEC./SONORA: Berlinque Cantelmo, advogado criminalista e sócio do Cantelmo Advogados Associados
“Fazendo com que as instituições militares estaduais sofram com um déficit considerável em seus quadros, além também dos reflexos ocasionados na atividade fim de promoção efetiva da Segurança Pública através não só do policiamento ostensivo, mas também do policiamento preventivo.”
LOC.: Algumas das condições para posse do cargo são: ter altura mínima de um metro e 55 para mulheres e um metro e 60 para homens, ter concluído o ensino médio ou equivalente, possuir aptidão física e perfil psicológico compatíveis com o exercício do cargo; além de estar quite com as obrigações eleitorais. A lista completa está disponível no portal da Fundação Vunesp.
Durante a realização da inscrição, o candidato deve optar por realizar os Exames de Conhecimentos em um dos 51 municípios disponíveis. São 37 cidades localizadas em São Paulo e outras 14 nos seguintes estados: Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Goiás, Amazonas, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.
Reportagem, Nathália Guimarães