Imagem: Agência Brasil
Imagem: Agência Brasil

SISU: prazo para matrícula nas universidades vai até a próxima terça-feira (8)

Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofereceu 221.790 vagas no ensino superior


Quem foi contemplado em uma das 221.790 vagas ofertadas no ensino superior  pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) tem até o dia 8 de março para fazer a matrícula nas universidades ou institutos federais. 

A estudante Bárbara Almeida, de 19 anos, foi uma das contempladas no processo de 2022. Essa já é a segunda vez que ela fez o Enem e se inscreveu pelo Sisu. No ano passado, ela chegou a cursar engenharia na UFMG, mas não seguiu no curso. Optou por pedagogia na UnB, vaga que conseguiu pelo Programa de Avaliação Seriada da universidade. “Mas sempre sonhei com design”, conta. Neste Sisu, a nota que ela tirou foi suficiente para assegurar uma vaga no curso tecnológico de design de produto.  

Barbára, contudo, ainda não efetivou a matrícula no IFB. “Fiquei em dúvida sobre qual caminho seguir, mas acho que vou continuar em pedagogia na UnB”, disse. Casos como o de Bárbara dão a oportunidade para alunos concorrerem à segunda chamada. Para tentar uma dessas vagas, o estudante também precisa fazer a inscrição até o dia 08 de março pelo site do Sisu. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 de março. 

Portadores de doenças raras terão caderneta para registrar informações sobre atendimento no SUS

Acesso à internet entre os mais pobres aumentou, mas impacto da conectividade na vida das pessoas continua desigual entre as classes, diz especialista

Mais oportunidades  

Para o especialista em educação Afonso Galvão, a seleção pelo Enem e o Sisu democratizam o acesso ao ensino superior. “Antes o estudante precisava fazer uma peregrinação nas faculdades em busca de uma vaga. Hoje, com um só processo ele tem chances no país inteiro”, pondera. 

Cerca de 24% dos brasileiros têm acesso à educação de nível superior. Um número que pode ser maior na opinião de Galvão. Ele compara a países vizinhos, como a Argentina, que consegue que 34% de sua população curse uma faculdade. 

Para o especialista, a chave para a melhoria da educação superior é melhorar a educação básica. “É fazer com que os alunos fiquem melhores em termos de qualidade já na largada, já iniciam o curso superior”, pondera. 

Para ele, programas como as cotas para alunos vindos das escolas públicas, o Prouni e o Fies são estratégias que ampliaram o acesso. 

Fique atento às datas

Quem foi contemplado com bolsa pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI) tem até o dia 14 de março para apresentar os documentos que comprovam as informações fornecidas na inscrição.

O período para a inscrição no programa de financiamento estudantil (FIES) vai de 8 a 11 de março. Mais informações no site da programa. 
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: Quem foi contemplado em uma das quase 222 mil vagas ofertadas no ensino superior  pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, tem até a próxima terça-feira (8) para fazer a matrícula nas universidades ou institutos federais. 

A estudante Bárbara Almeida, de 19 anos, foi uma das aprovadas no processo de 2022. Essa já é a segunda vez que ela faz o Enem e se inscreve pelo Sisu. No ano passado, Bárbara chegou a cursar engenharia na UFMG, mas não seguiu no curso. Optou por pedagogia na UnB, vaga que conseguiu pelo Programa de Avaliação Seriada da universidade. Ela ainda não confirmou a vaga para o curso tecnólogo em design de produto no Instituto Federal de Brasília. 
 

TEC/SONORA: Bárbara Almeida, estudante
“E como eu já estou na faculdade que eu queria tanto, todos os conselhos que ouvi foi sobre ser muito arriscado sair da faculdade para poder cursar um curso menos valorizado no mercado de trabalho” 
 

LOC.: Casos como o de Bárbara abrem oportunidades para alunos que podem concorrer à segunda chamada. Para tentar uma dessas vagas, o estudante também precisa fazer a inscrição até o dia 08 de março pelo site do Sisu. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 10 de março. 

Para o especialista em educação Afonso Galvão, o Sisu democratizou o acesso às universidades, bem como os sistemas de cotas. 
 

TEC/SONORA: Afonso Galvão, especialista em educação 

“O ENEM, por exemplo, democratiza o acesso. Porque o ENEM é um exame nacional e ele é uma porta de entrada tanto para universidades federais e estaduais públicas como para as instituições privadas como um todo. E o ENEM é interessante porque ele é o único, com a única taxa de inscrição e que faz com que o estudante concorra todas as duzentas e vinte mil vagas. O sistema de seleção unificada do SISU, né? E isso faz também com que eles com uma única seleção eh consigam eh estudando em qualquer lugar do Brasil."
 

LOC.: Quem foi contemplado com bolsa pelo Programa Universidade para Todos, o PROUNI, tem até o dia 14 de março para apresentar os documentos que comprovam as informações fornecidas na inscrição. Já o período para a inscrição no programa de financiamento estudantil (FIES) vai de 8 a 11 de março.