LOC.: Os estudantes aprovados na chamada regular da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira (8) para concluírem as matrículas. O processo teve início na última quinta-feira (2).
Ao todo, 1.073.024 estudantes se inscreveram nesta edição do Sisu e mais de 210 mil estudantes devem ser aprovados nessa etapa. O resultado do Sisu foi divulgado no dia 28 de fevereiro e pode ser consultado no endereço eletrônico acessounico.mec.gov.br
A psicopedagoga,Talita Santos, informa que o processo de matrícula do Sisu é feito pela instituição em que o estudante foi aprovado. Ela destaca a importância da atenção aos prazos para não perder a candidatura, e orienta que cada estudante verifique as informações com a própria instituição em que realizará a matrícula.
TEC./SONORA: Talita Santos - psicopedagoga
"Geralmente, os documentos necessários vão desde o RG, do CPF, até os comprovantes de votação, comprovante de residência e não se pode esquecer do certificado de conclusão do ensino médio. Mas, precisa entrar em contato com a instituição porque cada uma vai pedir documentos, como por exemplo, uma foto três por quatro. Então, precisa entrar em contato mesmo com a instituição para ficar seguro de como fazer essa matrícula.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Educação, os inscritos no Sisu que não foram selecionados em nenhuma das duas opções de curso, independente de terem sido matriculados, podem participar da lista de espera.
Fique atento às datas. As inscrições para a lista de espera e para as matrículas terminam dia 8 de março e a convocação da lista de espera está prevista para começar no dia 13 de março.
A psicopedagoga destaca, ainda, a importância de o estudante não deixar tudo para a última hora.
TEC./SONORA: Talita Santos - psicopedagoga
“Ele precisa se adiantar no processo, porque às vezes é um documento que ele precisa solicitar na escola, por exemplo, precisa de um prazo para poder dar esse comprovante de conclusão. Então, é bom não deixar tudo para a última hora.”
LOC.: A pasta ressalta que, nesta edição, foram disponibilizadas 226.349 vagas para cursos de graduação, em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais.
Reportagem, Sophia Stein