Data de publicação: 28 de Novembro de 2022, 04:15h, atualizado em 09 de Dezembro de 2022, 17:57h
LOC.: Um museu totalmente interativo que une arte, ciência e tecnologia. Essa é a ideia do Sesi Lab. O espaço será sediado em Brasília e estará aberto aos visitantes a partir de 30 de novembro. O Sesi Lab pretende democratizar o acesso ao conhecimento por meio de uma experiência que promete ser inédita no Brasil, como explica o diretor de Operações do SESI Nacional, Paulo Mól.
TEC./SONORA: Paulo Mól, diretor de Operações do Sesi Nacional
“É um museu extremamente importante porque ele é interativo. As pessoas interagem com cada um dos aparatos. Então, todos os aspectos científicos, aí estou falando da física da química e da biologia, elas começam a aprender todos esses fenômenos a partir da interação com os aparatos que estão lá. Isso é extremamente importante para o aprendizado. Muito mais importante do que o museu, é o movimento em prol da educação no Brasil.”
LOC.: Um dos principais objetivos do Sesi Lab é estimular o interesse da população pela ciência. Para isso, foi desenvolvido projeto para atender escolas públicas e privadas com visitas guiadas e um programa de formação de professores pensado para trabalhar o ensino sobre o uso do local para o cumprimento do currículo escolar. A expectativa é receber cerca de 85 mil estudantes e 3.000 professores, além de 350 mil visitantes por ano.
O Sesi Lab conta com cinco galerias expositivas e 100 experimentos interativos em exposição de longa duração. Além disso, diversas obras vão ficar na parte externa do prédio, dentre elas um painel inédito do artista Athos Bulcão.
O museu fica localizado no centro de Brasília, em um antigo edifício projetado por Oscar Niemeyer, que estava abandonado. A escolha foi estratégica, já que cerca de seiscentas mil pessoas circulam diariamente na região, segundo a gerente de Desenvolvimento Institucional do Sesi Lab, Cândida Oliveira.
TEC./SONORA: Cândida Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional do Sesi Lab
“O Sesi Lab é um projeto inédito, não só para Brasília, mas também para o Brasil. Ele chega como a peça que faltava no corredor cultural central. Nossa ideia, inclusive, é mudar a dinâmica desse espaço, aumentando e criando um fluxo entre os equipamentos que já estão aqui, como o museu da República, a própria biblioteca, a catedral. Nosso objetivo, inclusive, é ampliar esse acesso a quem nunca, de repente, entrou em um museu.”
LOC.: A entrada no Sesi Lab será de graça até o dia 31 de dezembro. Após essa data, será cobrado o valor de R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia, com uma ampla política de gratuidade.
Reportagem, Fernando Alves