LOC.: As inscrições para a etapa regional do torneio de robótica, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Distrito Federal, se encerram nesta terça-feira (17). Podem participar equipes escolares, clubes ou organizações, e grupos de amigos. Neste ano, o tema é desenvolvimento sustentável, com foco em energia.
A coordenadora de competições educacionais do Sesi-DF, Eliséia Tavares, explica que o torneio é promovido mundialmente e, no país, é operacionalizado pelo Sesi. Ela ainda informa que a cada ano a competição aborda um tema diferente e os estudantes são desafiados a proporem soluções para problemas do mundo real.
TÉC./SONORA: Eliséia Tavares, coordenadora de competições educacionais do Sesi-DF.
“Essa temporada tem como objetivo principal reimaginar o futuro da energia sustentável. Com base nisso, as equipes serão avaliadas em quatro categorias: projeto de inovação, design do robô, desafio do robô e core values, que são as descobertas, a inovação, impacto, inclusão, trabalho em equipe e diversão - já que são crianças.”
LOC.: Para o estudante da 2ª série do novo ensino médio do Sesi-DF, Pedro Paulo Lopes, de 16 anos, a experiência de participar de um torneio de robótica é indescritível, pois proporciona integração com outras pessoas que gostam da área, o que acarreta maior aprendizado.
TÉC./SONORA: Pedro Paulo Lopes, estudante da 2ª série do novo ensino médio do Sesi-DF.
“No torneio, você encontra muitas pessoas com interesses parecidos, com projetos, com projetos de vida. Você conhece o projeto de outras pessoas, conhece os robôs. É realmente sensacional. Você se sente acolhido.”
LOC.: Podem participar grupos de todos os estados do Centro-Oeste. Os times precisam ter dois técnicos adultos, sendo um titular e um suplente, e com mínimo de dois e máximo de dez competidores, com idade entre 9 e 16 anos.
As inscrições devem ser feitas pelo técnico responsável pelo time por meio do site do Sesi. As disputas estão previstas para ocorrer no Sesi-DF de Taguatinga nos dias 10 e 11 de fevereiro.
Reportagem, Ana Luísa Santos.