LOC.: Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) mostram que o número de roubo de cargas caiu na Região Metropolitana de São Paulo nos primeiros sete meses de 2023. De acordo com o levantamento, o número de ocorrências na Grande São Paulo de janeiro a julho deste ano foi de 1.039, representando uma diminuição de 17,7% em relação ao mesmo período de 2022.
Para o especialista em segurança pública, Leonardo Santana, é importante avaliar com mais cuidado as políticas públicas para que se consiga ter mais sucesso no transporte de cargas.
TEC./SONORA: Leonardo Santana, especialista em segurança pública
“É importante que se verifique todas as políticas públicas que são desenhadas para esse tipo de transporte. Um exemplo que pode ser citado é quando deseja-se que as cargas que ingressem naquele estado, passem a circular por pela parte interna das vias onde a grande ou a maior quantidade de caminhões passam. Isso significa que elas vão estar mais próximas das comunidades e, consequentemente, vão oferecer maior risco para aquelas pessoas que estão conduzindo aquelas cargas e para quem deseja que o seu material chegue do ponto A para o ponto B”.
LOC.: Santana ainda ressalta que além da fiscalização ostensiva das vias é necessário investir em tecnologia.
TEC./SONORA: Leonardo Santana, especialista em segurança pública
“Existe um baixíssimo investimento em tecnologia de segurança quando se trata de transporte de carga. Nós temos uma ideia de que é importante ter a polícia para depois que acontece o evento criminoso, depois que aquela carga é distribuída, o que fica tudo muito mais caro depois em processos investigativos para que haja uma recuperação. Então, a tecnologia hoje resolve muito isso”.
LOC.: Em nota, a Polícia Militar do estado afirmou que as ações de policiamento ostensivo contam com o apoio da Polícia Civil e com outros órgãos públicos das esferas estadual e municipal. “As operações realizadas pela Instituição visam intensificar as ações de presença, coibindo a ação de eventuais infratores, assim como a prisão desses, buscando sempre a pronta resposta da Instituição contra os crimes”.
Reportagem, Landara Lima