Foto: MDR/Divulgação
Foto: MDR/Divulgação

São Félix do Xingu, no Pará, recebe apoio federal para resposta a inundações

Recursos vão beneficiar mais de 400 pessoas afetadas pelo desastre natural no município


A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, vai receber R$ 433,7 mil do Governo Federal para ações de recuperação de infraestrutura pública danificada por inundações. A Portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) que autoriza o repasse foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (16). 

Os recursos serão destinados à reconstrução de duas pontes da cidade. A ações vão atender mais de 400 pessoas afetadas pelo desastre natural.

A diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, Karine Lopes, explica que, em todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos federais para ações de resposta a desastres naturais, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.

"Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados", ressalta Karine.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC.: A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, vai receber 430 mil reais do Governo Federal para reconstruir duas pontes danificadas por inundações.Os recursos serão repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, e vão beneficiar mais de 400 pessoas que vivem na região. 

Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional, ressalta que, em todo o Brasil, estados e municípios podem solicitar recursos federais para ações de resposta a desastres naturais, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada. Ela explica como deve ser feito o pedido.

TEC./SONORA: Karine Lopes, diretora de Articulação e Gestão da Defesa Civil Nacional
"Para solicitar o recurso, o ente deve ter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. Os pleitos devem ser remetidos por meio do S2iD, o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. É importante que todos os municípios estejam cadastrados e com os cadastros atualizados."

LOC.: O S2iD pode ser acessado no endereço s2id.mi.gov.br. Para saber mais sobre as ações de proteção e defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.

Reportagem: Manuela Rolim