LOC.: Com lançamento previsto para outubro, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil é um instrumento para a gestão de riscos de desastres no Brasil, com diretrizes, estratégias e metas para um gerenciamento integrado e coordenado entre União, estados, Distrito Federal e municípios.
O plano é supervisionado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O objetivo do plano é proteger a vida e reduzir danos e perdas materiais, além de promover a resiliência das comunidades diante de desastres naturais ou tecnológicos, provocados pela ação humana.
Glaucia Hassler, coordenadora de normatização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do ministério, destaca a importância do plano.
SONORA
"A gente espera que haja uma redução significativa na vulnerabilidade das comunidades frente aos desastres. Ainda que a gente não consiga essa redução significa, esperamos, pelo menos, o aumento na capacidade de resposta do País e, também, uma melhoria na resiliência das infraestruturas críticas, para que, acontecido o desastre, a gente possa retomar a situação de normalidade o mais rápido possível e com baixas perdas, sem óbitos de preferência. Esse impacto vai ser medido com esse indicador, na diminuição de perdas humanas, diminuição de materiais nesses eventos."
LOC.: Para saber mais sobre as ações do Governo federal em proteção e defesa civil, acesse http://mdr.gov.br .
Reportagem, Manuela Rolim.