O PNPDC é um instrumento para a gestão de riscos de desastres no Brasil que tem como prioridades a proteção da vida e a redução de danos materiais. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O PNPDC é um instrumento para a gestão de riscos de desastres no Brasil que tem como prioridades a proteção da vida e a redução de danos materiais. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Saiba mais sobre o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

Em entrevista, o secretário Nacional de Proteção de Defesa Civil, Wolnei Wolff, explica o plano e o que ele representa na construção de um Brasil mais resiliente

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com lançamento previsto para outubro, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil é um instrumento para a gestão de riscos de desastres no Brasil, com diretrizes, estratégias e metas para um gerenciamento integrado e coordenado entre União, estados, Distrito Federal e municípios.

O plano é supervisionado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

O objetivo do plano é proteger a vida e reduzir danos e perdas materiais, além de promover a resiliência das comunidades diante de desastres naturais ou tecnológicos, provocados pela ação humana.

Glaucia Hassler, coordenadora de normatização da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do ministério, destaca a importância do plano. "A gente espera que haja uma redução significativa na vulnerabilidade das comunidades frente aos desastres. Ainda que a gente não consiga essa redução significa, esperamos, pelo menos, o aumento na capacidade de resposta do País e, também, uma melhoria na resiliência das infraestruturas críticas, para que, acontecido o desastre, a gente possa retomar a situação de normalidade o mais rápido possível e com baixas perdas, sem óbitos de preferência. Esse impacto vai ser medido com esse indicador, na diminuição de perdas humanas, diminuição de materiais nesses eventos."

Para saber mais sobre as ações do Governo federal em proteção e defesa civil, acesse http://mdr.gov.br .


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.