Data de publicação: 05 de Agosto de 2022, 18:49h, atualizado em 05 de Agosto de 2022, 19:00h
LOC: A cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, conta com mais de 30 obras de restabelecimento e recuperação de equipamentos de infraestrutura.
O Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, já liberou dez milhões e cem mil reais para as ações no município, que foi castigado por fortes chuvas e deslizamentos no início do ano.
Os recursos são para limpeza urbana de vias, desobstrução de canais, recuperação e recomposição de vias públicas, de margens de rios e de pontes de pedestres e veículos, entre outros.
O ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, explica as ações da Defesa Civil no casos de desastres e o destino dos recursos repassados.
TEC./SONORA: Daniel Ferreira, ministro do Desenvolvimento Regional
(0:27 até 0:31 // 2:19 até 2:30)
“O trabalho da Defesa Civil Nacional acontece antes, durante e depois do desastre. Os recursos foram repassados para ações de restabelecimento de serviços essenciais, que consistem na recuperação, recomposição e limpeza de vias públicas.”
LOC: Após os serviços de restabelecimento e recuperação, o município iniciará as obras de reconstrução. A Defesa Civil Nacional recebeu, até o momento, oito planos de trabalho.
Os planos já foram aprovados e os recursos, que somam cinco milhões de reais, só poderão ser repassados após a Prefeitura realizar os processos de licitação para contratação das empresas que executarão as obras.
Em todo o país, estados e municípios com reconhecimento da situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
A solicitação de recursos deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, que pode ser acessado em s2id.mi.gov.br.
Para mais informações, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Gabriel Navajas