LOC.: O Concurso Nacional Unificado, CNU, conhecido como “Enem dos Concursos”, é adiado em todo o Brasil, devido às chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul. As provas estavam previstas para serem aplicadas neste domingo, dia 5, e a nova data deve ser divulgada nas próximas semanas, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, as chuvas fortes atingiram 235 municípios do estado, causando 37 mortes. No total, mais de 350 mil pessoas foram afetadas.
A ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou em uma entrevista coletiva que há uma situação de agravamento sem precedentes. Ela informou que na região Sul, teriam 100 mil pessoas envolvidas com o CNU, sendo que 80 mil realizariam as provas e 20 mil estavam participando da logística do estado.
TEC./SONORA: Ministra de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck
“A conclusão que tivemos é a de que seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de prova afetados, seja pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo. O nosso objetivo principal é democratizar o acesso e preservar as condições de participação de todos os candidatos em todo o país."
LOC.: As provas serão aplicadas em 228 cidades do país, e mais de dois milhões de candidatos se inscreveram para o concurso.
Um dos concorrentes é o historiador Felipe Daemon, de 30 anos, morador do Guará, no DF. Ele explica como está se preparando para realizar as provas.
TEC./SONORA: Felipe Daemon, historiador, 30 anos, morador do Guará (DF)
“Eu prefiro relaxar e estar com um clima bom para fazer a prova. Eu também não estou tão nervoso porque não é minha única possibilidade profissional. Mas se conseguir aprovação, se abrem novos momentos na carreira, é um desafio que gostaria de cumprir. Não estou nervoso, pretendo chegar a fazer a prova com bastante tranquilidade."
LOC.: A psicóloga e especialista em concursos públicos Juliana Gebrim recomenda que os candidatos não estudem os conteúdos de última hora, pois fará pouca diferença.
TEC./SONORA: Juliana Gebrim, psicóloga clínica, neuropsicóloga e especialista em concursos públicos
“Então é manter a calma, não se envolver em situações que possam tirar a pessoa do sério, algum tipo de relacionamento ou circunstâncias que a pessoa pode sair do equilíbrio. Não fazer nada de diferente, como tomar medicações ou comer coisas diferentes. Ter um sono reparador, tentar tomar um pouquinho de sol no início do dia.”
LOC.: As provas serão aplicadas em duas etapas. A primeira prova vai começar às nove e meia da manhã e vai até onze e meia.
Na segunda etapa, à tarde, a prova vai começar às duas e meia e terminará às seis horas.
Para verificar o local das avaliações, os candidatos devem acessar o cartão de confirmação site do Concurso Público Nacional Unificado.
Na página, é preciso efetuar o login utilizando a conta gov.br, e após isso, acessar a Área do Candidato e selecionar a opção Local de prova.
Reportagem, Nathália Guimarães