
LOC.: Entre janeiro e o início de junho de 2025, a captação de recursos para projetos culturais por meio da Lei Rouanet ficou em cerca de QUINHENTOS E SESSENTA MILHÕES DE REAIS. Em todo o ano de 2024, foi registrado uma quantia recorde no histórico da Lei de Incentivo à Cultura, com mais de TRÊS BILHÕES DE REAIS captados.
Esse volume de recursos contou com a participação de algumas estatais, como o Banco da Amazônia, o BASA, que atua junto ao Programa Rouanet Norte. Em 2024, essa iniciativa selecionou CENTO E VINTE E CINCO projetos da região para receber, ao todo, VINTE E QUATRO MILHÕES DE REAIS em patrocínio.
Em relação a recursos do Banco da Amazônia, houve uma contribuição de SEIS MILHÕES DE REAIS. As ações selecionadas começaram em julho do ano passado e vão até o fim do primeiro semestre deste ano. Segundo o presidente do BASA, Luiz Lessa, a iniciativa visa unir esforços e recursos de empresas estatais para o Norte do país, com o intuito de estimular a cultura na região.
Na avaliação dele – ABRE ASPAS - “isso é fruto de uma construção coletiva. Cultura é mais um item de uma indústria que compõe o setor econômico nacional, assim como o turismo; eles estão intrinsecamente ligados” – FECHA ASPAS.
Entre os beneficiários de recursos disponibilizados pela instituição financeira está o espetáculo "Gotas de Saberes", que esteve em Belém, no Pará, nos dias 30 e 31 de maio de 2025. Trata-se de um evento da Companhia Arteatro, que propõe a contação de histórias do povo originário Macuxi, de Roraima, em forma de teatro.
As apresentações ocorreram na Vila da Barca – uma das maiores comunidades de palafitas da América Latina – e na Feira do Beco, bairro da Condor, na Passagem Santa Terezinha.
De maneira geral, o valor investido por projeto no Programa Rouanet Norte é de até DUZENTOS MIL REAIS. O objetivo é nacionalizar os investimentos para o desenvolvimento do setor cultural no norte do país.
Podem participar do Programa Rouanet Norte pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, residentes ou sediadas em um dos estados da região.
Reportagem, Marquezan Araújo