Data de publicação: 16 de Dezembro de 2022, 04:00h, atualizado em 19 de Dezembro de 2022, 01:40h
LOC.: O programa Brasil Mais já atendeu mais de 117 mil empresas em todo o país, em dois anos de atuação. A iniciativa do governo federal, em parceria com SENAI e Sebrae, tem como objetivo ajudar micro e pequenas empresas e indústrias com aumento de produtividade, redução de custos e transformação digital.
O projeto também conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a FIEP. Foi por meio dessa parceria que a empresa do ramo alimentício Carob House conheceu a iniciativa. A CEO da empresa, Eloisa Helena Orlandi, ressalta que a participação da Carob House no programa Brasil Mais foi essencial para alavancar os negócios.
TÉC./SONORA: Eloisa Helena Orlandi, CEO Carob House e presidente do Sincabima.
“Eu tenho sentido uma melhora muito grande em não apenas ter participado do programa Brasil Mais, mas também pela mudança de conceito, de pensamento, que me motivou a dar continuidade nesse programa através da contratação de um profissional para ser um supervisor industrial dentro dessa filosofia da manufatura enxuta.”
LOC.: A empresária também conta que os ganhos chegaram a 83% em algumas áreas da empresa, o que evidenciou o potencial do negócio para crescer e aumentar a competitividade da indústria brasileira no setor. A deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR) ressalta a relevância de iniciativas como o programa Brasil Mais na melhoria da competitividade das empresas brasileiras e na recuperação da economia.
TÉC./SONORA: Luísa Canziani, deputada federal (PSD-PR).
“Acreditamos muito no programa Brasil Mais e nos vários outros projetos que incentivam a modernização, inovação, desenvolvimento e aplicação da tecnologia. São ações fundamentais para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva como um todo e que tornarão nossas indústrias mais competitivas, movimentando toda a economia.”
LOC.: De acordo com o Ministério da Economia, foram quase 1.800 atendimentos de indústrias entre 2020 e 2022, e as empresas participantes tiveram um aumento médio de 68% na produtividade. Ainda segundo o Ministério da Economia, entre as 112 mil micro e pequenas empresas participantes, a produtividade aumentou em média 22% e o faturamento subiu aproximadamente 8%.
Reportagem, Ana Luísa Santos.