Data de publicação: 09 de Outubro de 2021, 19:35h, atualizado em 09 de Outubro de 2021, 19:33h
LOC.: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na noite desta sexta-feira (8) a Operação Nossa Senhora Aparecida 2021. A corporação visa diminuir a quantidade de acidentes durante o feriado prolongado, que vai até a próxima terça-feira (12). Para isso, intensificou a fiscalização nas vias, uma vez que há mais carros nas estradas.
A PRF reforçou o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. Artur Moraes, especialista em trânsito e doutor em transportes, afirma que quase todos os acidentes de trânsito ocorrem por causa de infrações, como excesso de velocidade, ultrapassagem em local não permitido e uso de bebida alcoólica.
TEC./SONORA: Artur Moraes, especialista em trânsito e doutor em transportes
“O acidente, normalmente, é resultado de uma infração de trânsito, porque se todo mundo andasse na velocidade regulamentar da via, respeitasse a sinalização, não fizesse ultrapassagem perigosa, nem que tivesse que ficar 20 quilômetros atrás de um caminhão em baixa velocidade para poder ultrapassar só quando tivesse condições, não teríamos os acidentes.”
LOC.: Já a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visa evitar o transporte clandestino de passageiros. Por isso instalou a “Operação Centauro” em parceria com a PRF e polícias militares estaduais, que vão atuar nas rotas onde mais ocorrem transportes não autorizados.
Nauber Nascimento, superintendente de fiscalização da ANTT, apela para que as pessoas evitem esse tipo de transporte.
TEC./SONORA: Nauber Nascimento, superintendente de fiscalização da ANTT
“Ele coloca a vida do passageiro e dos seus familiares em risco. Evite o transporte clandestino. Transporte clandestino muitas vezes pode ser reconhecido quando alguém que te presta esse serviço te propõe uma passagem mais barata. Então, desconfie. Não entre nessa furada. Busque passagens regularizadas nas rodoviárias, com os ônibus regularizados pela ANTT.”
LOC.: Para obter informações sobre a legalidade da viagem ou denúncias de transporte clandestino, basta fazer contato pelo Whatsapp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelo e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.
Reportagem, Felipe Moura.