
LOC.: Os universitários aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) devem completar a inscrição até sexta-feira (19). Os candidatos podem consultar o resultado do segundo semestre no portal acessounico.mec.gov.br. Durante este ano, foram ofertadas 110.925 vagas para o financiamento.
Após essa etapa, é necessário validar as informações declaradas na inscrição. O candidato tem até cinco dias úteis para apresentar a documentação exigida junto à instituição de ensino para a qual foi pré-selecionado. Depois, em até dez dias úteis, deve comparecer à Caixa Econômica para formalizar o contrato de financiamento.
Quem não for pré-selecionado na chamada única, concorre automaticamente a uma vaga na lista de espera. As convocações serão realizadas entre 22 de agosto e 22 de setembro.
Karina Tomiasi, 25, foi selecionada pelo Fies no primeiro semestre de 2014, para cursar medicina na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), em Presidente Prudente (SP). O programa garantiu que ela ingressasse no curso superior.
TEC./SONORA: Karina Tomiasi, 25, Presidente Prudente (SP)
“Na época minha família não teria dinheiro nem para me manter em outra cidade para cursar na faculdade pública e eu também não tinha condições de pagar curso particular”.
LOC.: Fernando Oliveira, de 26 anos, também ingressou na Universidade Guarulhos (UNG) no primeiro semestre de 2016, graças ao programa.
TEC./SONORA: Fernando Oliveira, 26, Guarulhos (SP)
“Me ajudou bastante, porque eu queria cursar engenharia civil e tinha saído do meu emprego no ano anterior, então a mensalidade tava muito fora da minha realidade”.
LOC.: De acordo com Fernando, o Fies é importante porque diminui a desigualdade social, é mais uma opção de acesso ao ensino superior.
Reportagem, Nathália Guimarães.