LOC.: As pessoas interessadas em participar do Enem 2024 devem ficar atentas. As inscrições já estão abertas e vão até sexta-feira, dia 7. Devido a situação de calamidade pública enfrentada pelo Rio Grande do Sul, a população do estado terá um prazo extra para se inscrever no exame. O calendário estendido ainda não foi divulgado.
Como as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, os estudantes têm pouco mais de cinco meses para a preparação. Alunos que não concluíram o ensino médio também podem realizar a prova na condição de treineiros.
O professor e coordenador de português do ensino médio, do colégio Objetivo DF, Willian Wallemberg, recomenda que os estudantes se preparem para a prova desenvolvendo maior conhecimento nas diversas áreas e temas que podem ser apresentados na prova.
TEC./SONORA: Willian Wallemberg, professor e coordenador de português do ensino médio, do colégio Objetivo do Distrito Federal
"Além disso, saber vincular os conteúdos aos conhecimentos que são adquiridos das diversas disciplinas para que consiga conciliar todo o processo de repertório, por exemplo, conteúdo de história e de filosofia."
LOC.: Além disso, o professor destaca que alguns conteúdos, como de filosofia, sociologia e literatura, são significativos para a construção de uma boa redação.
A estudante do Colégio Estadual do Paraná Julia Bassetti tem 15 anos e cursa o primeiro ano do ensino médio. Ela afirma que vai fazer as provas do Enem pela primeira vez neste ano.
TEC./SONORA: Julia Bassetti Salatino, 15 anos, estudante do Colégio Estadual do Paraná (CEP)
"Eu estou no primeiro ano do ensino médio e quero fazer a prova do Enem esse ano como treineira, para realmente treinar e estar bem preparada para quando for fazer o Enem para entrar na faculdade."
LOC.: Os candidatos podem realizar as inscrições por meio do site enem.inep.gov.br/participante. A partir do edital, disponível na página do Inep, é possível acessar o cronograma e as regras da edição do Enem 2024.
A taxa de inscrição é 85 reais e o pagamento pode ser efetuado até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul terão isenção da taxa.
Reportagem, Nathália Guimarães