LOC.: As fortes chuvas no Paraná afetaram mais de 66 mil pessoas em 79 cidades desde outubro. Atualmente, 6.470 estão desalojadas e 816 em abrigos públicos, conforme boletim da Defesa Civil do estado. Diante disto, o governo estadual decretou situação de emergência em 21 municípios, permitindo acesso a créditos emergenciais e reforço da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Além disso, foram distribuídas cestas básicas, kits de higiene, colchões, entre outros. A Ceasa-PR e o governo do estado também doaram um total de 47 toneladas de alimentos.
Entre os municípios em situação de emergência estão Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã e Jardim Alegre.
O capitão Marcos Vidal da Defesa Civil do Paraná destaca que a população pode se cadastrar para receber alertas da Defesa via SMS de forma gratuita. Para isso, é necessário enviar uma mensagem com o CEP da residência para o número 40199. Além do SMS, os alertas também são disponibilizados via WhatsApp e Telegram.
TEC./SONORA: Capitão Marcos Vidal
“A partir do recebimento desse alerta a indicação é que a população busca se proteger. Então monitorar as condições locais, acompanhar as condições locais, a evolução de tempestades e outros eventos meteorológicos.”
LOC.: É importante tomar precauções como evitar atravessar áreas alagadas, manter-se distante de áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos; evitar ficar no alto de morros ou topos de prédios; manter distância de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos; e nunca buscar abrigo debaixo de árvores isoladas.
Em situações de dúvida ou emergência, contate a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Reportagem, Sophia Stein