
LOC.: Após a queda da alíquota do ICMS, o preço médio do litro de etanol hidratado nos postos do estado de São Paulo diminuiu 34 centavos entre junho e julho, queda de 7,7%. Há cerca de um mês, o combustível era vendido por QUATRO REAIS e TRINTA E NOVE centavos, valor que atualmente está em torno de QUATRO REAIS E CINCO centavos. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Combustíveis, a ANP.
Em meados de julho, com a promulgação da Emenda Constitucional 123/2022, foi determinada a distribuição de TRÊS bilhões e OITOCENTOS MIL reais aos estados que concederem créditos tributários do ICMS aos produtores e distribuidores de etanol hidratado em seu território. No final do mês passado, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), já havia anunciado a redução do ICMS da gasolina de 25% para 18%.
Gabriel Alexandre Ferreira é motorista de aplicativo na cidade de São Paulo. Para ele, houve economia com a redução do ICMS.
TEC./SONORA: Gabriel Alexandre Ferreira, motorista de aplicativo.
“O valor do combustível em si é um terço do meu lucro. Tem economia. É melhor estar mais barato? É melhor, mas o combustível abaixa (o preço), mas outras coisas continuam caras.”
LOC.: Para o economista César Bergo, a redução do ICMS do etanol vai incentivar a produção do combustível nas usinas, o que, consequentemente, melhora os preços nos postos de distribuição. Segundo o especialista, a redução do ICMS sobre combustíveis e energia pode baratear outros produtos de consumo básico.
TEC./SONORA: César Bergo, economista.
“A redução do ICMS, no geral, com relação à energia, telecomunicações, transportes e combustíveis, vai afetar o preço dos produtos nos supermercados e haverá uma queda de preço, favorecendo assim uma melhora no cenário com relação à inflação.”
LOC.: Desde 11 de julho, o Ministério da Justiça tem um canal na internet para denunciar postos de combustíveis que não cumprirem o decreto que obriga a divulgação dos valores cobrados por litro no dia 22 de junho, junto com a informação do preço atual. Para denunciar, basta acessar denuncia-combustivel.mj.gov.br e preencher o formulário.