LOC.: O PIB da Bioeconomia no país registrou dois trilhões e meio de reais em 2022. O Pib-bio é composto pelas atividades de origem vegetal e florestal, animal, bioindústria e indústria bio-based, ou seja, com viés biológico.
O resultado representa uma ligeira queda de 0,73% na comparção com o ano de 2021. A queda interrompe uma série de crescimento desde 2017. Os dados são do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getulio Vargas. O Observatório acredita que a tendência é de retomada do crescimento do setor.
O especialista em bioeconomia e engenheiro químico Armando Caldeira afirma que o Brasil tem avançado e mostrado resultados no setor. Para ele, o país tem potencial para a implementação total da bioeconomia.
TEC./SONORA: Armando Caldeira, especialista em bioeconomia
“A bioeconomia é aquela economia ligada principalmente ao uso da terra, no sentido de aproveitamento do CO2 da terra utilizada para incorporar o CO2 do ar no vegetal e depois no animal. Se pensarmos dessa forma, o potencial é enorme. Já existe um sistema conceitual que está sendo aprimorado e que justamente visa otimizar os resultados dos processos econômicos, mas não só do ponto de vista econômico, mas como ter um sistema de em termos de economia, ambiente e social”.
LOC.: Um projeto para criar uma política nacional para desenvolver a bioeconomia no Brasil, com princípios, diretrizes e instrumentos do setor, tramita na Câmara dos Deputados.
Entre os autores da proposta, o deputado Da Vitória, do PP do Espírito Santo, explica que o projeto apresenta sugestões para que o Brasil consiga implementar e normatizar a bioeconomia no país.
TEC./SONORA: Da Vitória, deputado federal (PP-ES)
“O país precisa estar organizado nessas políticas. O tempo nos requer estar cada vez mais atentos a esse desenvolvimento. A proposta cria conselhos, vincula o poder executivo, vincula as 3 esferas, o setor produtivo e toda cadeia produtiva. Isso vai estimular para que cada uma das pessoas possam estar atentas às novas regras e ter uma normatização, uma conduta e ter incentivos para que possam estar produzindo cada vez mais de forma muito sustentável”.
LOC.: O projeto de lei aguarda parecer do relator na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.
Reportagem, Landara Lima