LOC.: Um cenário positivo, no primeiro trimestre de 2023. É o que aponta o Panorama da Pequena Indústria, uma pesquisa trimestral da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador procura analisar o volume de produção, a capacidade instalada e a evolução de contratações nas empresas. Varia de 0 a 100 pontos. Quanto maior, melhor a performance.
O Índice de Desempenho das indústrias de pequeno porte registrou média de 44,0 pontos, resultado que pode ser considerado positivo quando comparado ao desempenho médio para primeiros trimestres,de 42,6 pontos. E está acima da média histórica, de 43,8 pontos.
De acordo com o economista Carlos Eduardo Pinheiro, três fatores podem ter influenciado na melhora do setor.
TEC./SONORA: Carlos Eduardo Pinheiro, economista
“Primeiro, aumento da renda do trabalhador, segundo, a inflação perdeu o seu ímpeto, ela ainda não caiu, mas está perdendo o ímpeto e com esses dois fatores ele traz o terceiro que é a confiança dos consumidores. Isso afeta positivamente a confiança dos consumidores que afeta positivamente o consumo.”
LOC.: O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, comemora esse crescimento.
TEC./SONORA: deputado Heitor Schuch (PSB-RS), presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados
“O resultado surpreende positivamente e dá a sensação de que as pequenas empresas se reorganizam mais rapidamente nos seus negócios, na sua eficiência, no seu trabalho, ajustam as suas demandas e a sua empresa de forma mais rápida. Fico feliz por esse número.”
LOC.: Para o deputado, é importante lembrar que a pandemia de Covid-19 afetou fortemente todo o mercado e a indústria nacional enfrentou dificuldades no período.
Reportgem, Lívia Azevedo