Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

Parada Cardíaca: o que fazer quando isso acontece?

Neste episódio, o clínico geral Rodrigo Antônio Brandão Neto, dá dicas do que fazer ao encontrar alguém com suspeita de parada cardíaca

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE SAÚDE


Ao se deparar com uma suspeita de parada cardíaca, a primeira coisa é confirmar se este realmente é o caso. Para isso, toque na vítima como se estivesse chamando, geralmente, de uma a três vezes já é necessário, se não houver resposta, você vai presumir que é o caso de parada cardíaca.


Essa situação não é fácil de se reconhecer, e é fundamental não perder tempo. Então, após a verificação, ligue para o serviço de emergência e peça ajuda. Nenhuma outra medida tem mais impacto do que pedir ajuda. Você pode ligar para o número 192 que corresponde ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ou para o 193 que é o número dos Bombeiros. 


Para que a massagem cardíaca seja realizada de forma eficiente, é preciso que a pessoa esteja deitada sobre uma superfície rígida e você vai começar com a compressão na altura do osso externo, estrutura óssea no centro do tórax, mais ou menos na altura dos mamilos, e vai realizar numa velocidade de 100 compressões por minuto. Não tente fazer tudo sozinho, peça ajuda de alguém para revezar a cada dois minutos. 


Atenção: Não é recomendado que leigos tentem realizar respiração boca a boca, essa medida possui pouco impacto e você ainda tem o risco de adquirir alguma doença infecciosa.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.