Data de publicação: 25 de Maio de 2023, 19:30h, atualizado em 25 de Maio de 2023, 19:16h
LOC.: Os editais do Programa Estadual de Incentivo à Qualificação de Profissionais de Saúde (Qualifica Saúde) deste ano já estão sendo organizados para a publicação. O projeto iniciado em 2021 tem o objetivo de conceder bolsas para residentes e preceptores de várias instituições de saúde pública, durante um ano, para o desenvolvimento de atividades.
A advogada especialista em Direito da Saúde e sócia do escritório Bento Muniz Advocacia Rebecca Paranaguá avalia que esse incentivo financeiro aos profissionais de saúde contemplados auxilia na qualificação dos trabalhadores, pois permite que se dediquem ao programa, gerando futuramente melhor desempenho na carreira.
TEC./SONORA: Rebecca Paranaguá - advogada
“Como vai haver essa melhoria da qualificação, consequentemente vai haver um aumento de ofertas de profissionais cada vez mais qualificados que poderão atender o público adotando medidas de saúde mais adequadas e mais qualificadas.”
LOC.: A advogada explica que ao apoiar e incentivar os profissionais de saúde durante a qualificação, resultará no desenvolvimento do sistema de saúde do estado.
TEC./SONORA: Rebecca Paranaguá - advogada
“Com profissionais mais qualificados, é óbvio que a qualidade dos serviços vai ter uma melhoria também significativa e aí vai resultar em um atendimento mais eficiente, mais seguro para a população.”
LOC.: Segundo o governo do Pará, no primeiro ano de funcionamento (2021), o “Qualifica Saúde” garantiu bolsa de R$ 1.500,00 para 690 residentes, e de R$ 3 mil para 247 preceptores. Os programas de residência já ofereciam uma bolsa com recursos do Ministério da Saúde, mas apenas para residentes.
Reportagem, Sophia Stein