LOC.: Os bioinsumos são processos, produtos ou tecnologias que envolvem seres vivos, usados no lugar de fertilizantes e defensivos tradicionais na agropecuária. O gerente de Agroecologia e Produção Orgânica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal, Daniel Rodrigues, os bioinsumos trazem vantagens em relação aos produtos sintéticos, em especial no que diz respeito aos impactos no meio ambiente e na saúde humana.
O esterco de origem animal é um exemplo de bioinsumo. Daniel Rodrigues detalha como acontece a atuação desses em uma plantação.
TEC./SONORA: Daniel Rodrigues, gerente de Agroecologia e Produção Orgânica da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal
“Primeiro, de forma indireta, aumentando a sustentabilidade de um sistema de produção, ou seja, melhorando a saúde da planta, do animal, de forma que ele fique mais resistente. E, de forma direta, por exemplo, aquele inseto que come a nossa planta, a gente pode usar um bioinsumo que seria por exemplo, uma doença para esse inseto, então um fungo que cresce e mata esse besouro seria um bioinsumo.”
LOC.: O Senado aprovou o projeto de lei que estabelece diretrizes sobre produção, registro, comercialização e incentivos à produção de bioinsumos para a agricultura. O relator, senador Veneziano Vital do Rêgo, do MDB da Paraíba, defende que a proposta traz um regramento bem definido para inserir o Brasil no mercado internacional. Além disso, possibilita uma transição progressiva do uso de produtos sintéticos para os naturais.
TEC./SONORA: senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB)
“A proposta que foi feita guarda como expectativa maior o de ir substituindo aquilo que efetivamente não é saudável, que são as utilizações de produtos sintéticos, de produtos químicos que afetam, tendo as suas utilidades para fertilização e como pesticidas, defensivos, como queiram chamar, você vai substituindo por outros produtos que são por força da sua natureza, biológicos, são saudáveis.”
LOC.: Dentre outras medidas, projeto prevê regras para registro dos bioinsumos e de estabelecimentos que produzem ou importam o produto; permite a produção em estabelecimento rural sem a necessidade de registro e estabelece parâmetros para a produção e importação para garantir qualidade e segurança. Além disso, apresenta medidas para fomentar pesquisas relacionadas ao tema no país.
Reportagem, Fernando Alves