Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda
Foto: Reprodução/Canal Doutor Ajuda

O que acontece quando a pessoa para de fumar?

Neste episódio a psiquiatra, Karina Abunasser Pereira Leite Calderoni, fala sobre o que acontece quando você parar de fumar

SalvarSalvar imagem

Já foi cientificamente comprovado que o cigarro é altamente prejudicial à saúde e que interromper o hábito está diretamente relacionado à melhora na expectativa e qualidade de vida. Contudo, muitas pessoas temem parar de fumar por conta dos sintomas negativos associados a esse processo. A nicotina, uma droga poderosa e altamente viciante, é a principal responsável pela dependência.


Ao abandonar o vício, é comum enfrentar sintomas desagradáveis de abstinência, como dor de cabeça, tontura, ansiedade, dificuldade de concentração, tosse, entre outros. No entanto, esses sintomas não afetam a todos e tendem a desaparecer em até duas semanas e os benefícios ficam para a vida toda.


O sintoma mais intenso e difícil de lidar é a chamada fissura, que é uma grande vontade de fumar. É importante saber que essa vontade dura em média apenas cinco minutos, mas ela pode voltar várias e várias vezes, porém com o passar do tempo, menor e menos frequente a intensidade da fissura.


Outra preocupação das pessoas é com o ganho de peso ao parar de fumar. É possível que a fome e o apetite aumentem ao parar de fumar, isso acontece pois o paladar melhora, a pessoa não sente mais prazer em fumar e acaba trocando pelo prazer em comer e o metabolismo volta ao normal, o que pode levar a engordar. Mas é importante saber que geralmente o ganho de peso é temporário e acontece nos primeiros meses após parar de fumar.


As vantagens incluem uma melhora na respiração, pressão, olfato, paladar e diminuição de risco de infarto, dentre outras. 


Para enfrentar esse período, é recomendável adotar uma alimentação equilibrada e incorporar exercícios físicos à rotina. Essas práticas não apenas auxiliam na redução dos sintomas de abstinência, mas também contribuem para o bem-estar geral e facilitam o processo de cessação do tabagismo. 


Lembre-se de que buscar suporte profissional e social durante essa jornada pode ser crucial para o sucesso na conquista de uma vida livre do cigarro.


Para mais informações, assista ao vídeo no canal Doutor Ajuda no youtube
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.