O Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Foto: Divulgação/MIDR)
O Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Foto: Divulgação/MIDR)

No Rio Grande do Norte, MIDR realiza detonação de rocha para continuar obra de túnel do Ramal do Apodi

Estrutura hídrica faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e vai beneficiar, quando finalizada, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades do Nordeste do País


O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou nessa terça-feira (25), a detonação de uma rocha para dar continuidade às obras do Túnel Major Sales, na cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. A estrutura faz parte do Ramal do Apodi e terá 6,3 quilômetros de extensão.

Uma das obras previstas no projeto original da transposição do Rio São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empreendimento é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.

Presente à ação, o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, comentou a importância da obra. “O Ramal do Apodi é bastante significativo, pois vai garantir tanto a segurança hídrica da região quanto uma forma de estimular o desenvolvimento econômico local”, declarou. “O ministro Waldez Góes e o presidente Lula sempre falam da importância de diminuir as desigualdades regionais e essa estrutura ajudará nesse sentido”, completou.

Também estiveram no local nessa terça-feira o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Oscálmi Porto, e o gerente de Projetos, Erik Parente.

O Ramal do Apodi faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que tem como objetivo aumentar a garantia e a oferta hídrica no semiárido brasileiro, por meio da transferência de água para os reservatórios e sistemas estratégicos da região.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.

LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, deu um importante passo na construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. Nesta semana, foi realizada a detonação de uma rocha que impedia a continuidade das obras no Túnel Major Sales, que terá 6 quilômetros e está localizado na cidade de Luís Gomes.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, em José da Penha, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.

Giuseppe Vieira, secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, comenta a importância do Ramal do Apodi para a população potiguar.

TEC/SONORA: Giuseppe Vieira

“O Ramal do Apodi é um empreendimento bastante significativo, pois é através dele que as águas da transposição do São Francisco vão entrar no estado do Rio Grande do Norte. Nessa lógica, a gente vai estar possibilitando a disponibilização de água para consumo humano, para abastecimento daquela região e também uma possibilidade de promover o desenvolvimento daquela parte do estado do Rio Grande do Norte”.

LOC: Uma das obras previstas no projeto original da transposição do São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empreendimento é de 1 bilhão e seiscentos milhões de reais.

Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em segurança hídrica, acesse mdr.gov.br.

Reportagem, Alessandro Mendes