Data de publicação: 28 de Abril de 2023, 16:05h, atualizado em 28 de Abril de 2023, 16:10h
LOC: O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, o MIDR, deu um importante passo na construção do Ramal do Apodi, no Rio Grande do Norte. Nesta semana, foi realizada a detonação de uma rocha que impedia a continuidade das obras no Túnel Major Sales, que terá 6 quilômetros e está localizado na cidade de Luís Gomes.
Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, em José da Penha, em uma extensão aproximada de 115 quilômetros.
Giuseppe Vieira, secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, comenta a importância do Ramal do Apodi para a população potiguar.
TEC/SONORA: Giuseppe Vieira
“O Ramal do Apodi é um empreendimento bastante significativo, pois é através dele que as águas da transposição do São Francisco vão entrar no estado do Rio Grande do Norte. Nessa lógica, a gente vai estar possibilitando a disponibilização de água para consumo humano, para abastecimento daquela região e também uma possibilidade de promover o desenvolvimento daquela parte do estado do Rio Grande do Norte”.
LOC: Uma das obras previstas no projeto original da transposição do São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empreendimento é de 1 bilhão e seiscentos milhões de reais.
Para saber mais sobre as ações do Governo Federal em segurança hídrica, acesse mdr.gov.br.
Reportagem, Alessandro Mendes