Municípios do Paraná têm redução no número de homicídios
As cidades de Arapongas e Pinhais lideram com uma queda de 75%, seguidas por Campo Largo com 64% e Araucária com 58%. Na capital do estado, a diminuição foi de 22%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Paraná
Seu navegador não suporta áudio HTML5
Diversos municípios do Paraná tiveram uma grande redução nos homicídios. As cidades de Arapongas e Pinhais lideram com uma queda de 75%, seguidas por Campo Largo com 64% e Araucária com 58%. Na capital do estado, a diminuição foi de 22%. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública do Paraná.
Leonardo Santana, especialista em segurança pública, atribui esses resultados à qualidade das políticas e estratégias de segurança adotadas pelo estado. O acompanhamento rigoroso de dados e a implementação eficaz dessas ações refletem positivamente, principalmente nos municípios mais populosos.
“Considerando também que eles possuem uma polícia preventiva que realiza o atendimento de uma série de casos sem a necessidade, principalmente nos casos de menor potencial ofensivo, de levar aquelas pequenas ocorrências para as delegacias, devolvendo para a comunidade uma sensação indireta de segurança, mas que pode ser percebida a partir do instante que houve toda essa redução”, avalia.
Em relação aos municípios mais populosos analisados, as cidades de Colombo, Londrina, Paranaguá, Apucarana, Guarapuava, Umuarama e Cambé apresentaram crescimento nos casos de homicídio. Já Piraquara manteve a mesma quantidade, com 19 ocorrências tanto em 2022 quanto em 2023.
Em todo o estado, dos 399 municípios, 177 não tiveram casos de homicídios registrados de janeiro a agosto deste ano. Alguns exemplos dessas localidades são: Arapuã, Bom Sucesso do Sul, Colorado, Fênix, Engenheiro Beltrão, Iguaraçu, Itaipulândia, Japira, Jesuítas, Marmeleiro, Ourizona, Paula Freiras, Pinhalão, Quarto Centenário, Ribeirão Claro, Santa Mariana, São Tomé, Turvo, Tijucas do Sul e Vitorino.
Veja Mais:
Nota Paraná realizará sorteio na segunda-feira (9)
PR: prorrogado até dia 24 prazo de acesso à linha de recursos para ações voltadas às mulheres