
Voltar
LOC.: O ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, recebeu, na terça-feira, dia 28, a pesquisadora da Embrapa, Mariangela Hungria, para parabenizá-la pelos importantes reconhecimentos obtidos no cenário internacional, destacando sua relevância e contribuição para a ciência.
Ela entrou para a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista Time e também foi agraciada com o World Food Prize de 2025, conhecido como o “Nobel da Agricultura”.
Durante o encontro, o ministro destacou a relevância da trajetória da cientista e o impacto de suas pesquisas para a agricultura brasileira, afirmando que o reconhecimento internacional projeta o país e valoriza a ciência nacional.
O prêmio World Food Prize foi concedido a Mariangela por mais de quatro décadas de pesquisas voltadas ao uso de microrganismos capazes de reduzir ou substituir fertilizantes químicos. Essas tecnologias já estão presentes em cerca de OITENTA E CINCO POR CENTO das lavouras de soja do Brasil.
A pesquisadora afirmou que o reconhecimento não é individual. Segundo ela, trata-se de uma conquista coletiva da ciência brasileira. Ela também destacou que o avanço dos bioinsumos no país foi construído ao longo de décadas de pesquisa, em um momento em que predominava o uso de fertilizantes químicos.
A pesquisadora acumula outras condecorações, como o Grande Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, a Medalha de Mérito Apolônio Salles e a Ordem do Pinheiro, uma das mais importantes honrarias do estado do Paraná.
Com mais de quarenta anos de atuação na Embrapa, Mariangela Hungria é referência mundial em microbiologia e fitotecnia, e seu trabalho é considerado fundamental para o desenvolvimento de uma agricultura mais produtiva e de baixo carbono.
Reportagem, Marquezan Araújo