
LOC: Nesta quinta-feira (04), o Ministério da Saúde anunciou que mais 6 milhões de vacinas contra a Covid-19 serão distribuídas para todos os estados para acelerar a vacinação. Do total, 3,5 milhões de vacinas da Pfizer serão destinadas para reforço da população acima de 60 anos que já recebeu a segunda dose da vacina até o começo de maio. E 2,5 milhões de doses são destinadas aos adolescentes entre 12 e 17 anos que não tenham nenhum tipo de comorbidade.
De acordo com a médica epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, a vacinação é o melhor caminho para evitar novos casos e mais mortes.
TEC./SONORA: Ethel Maciel, médica epidemiologista e professora da Ufes.
“Nós já esperávamos que uma redução de gravidade da doença e na diminuição dos óbitos seria possível apenas com a vacina. Felizmente nós estamos observando que essa redução está bastante consistente, com mais de 90% de redução no número de casos e óbitos com a vacinação. A gente precisa continuar avançando, assim a gente vai continuar com essa queda sustentável dos óbitos”.
LOC: Apesar do resultado positivo na vacinação e a queda nos números de mortes e doentes, a médica epidemiologista Ethel Maciel explica que as medidas de prevenção contra a Covid-19 devem ser mantidas.
TEC./SONORA: Ethel Maciel, médica epidemiologista e professora da Ufes.
“Ainda estamos em uma pandemia que exige cuidados e é importante lembrar que as pessoas continuem com as medidas de prevenção, principalmente usando máscara, fazendo o distanciamento físico e higienização das mãos. Enfim, todo cuidado ainda é necessário porque ainda estamos em uma pandemia”.
LOC: O Brasil registrou mais 14.661 casos e 164 óbitos por Covid-19, nas últimas 24h, de acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde nesta quinta-feira (04). Desde o início da pandemia, mais de 21.835.785 milhões de brasileiros foram infectados pelo novo coronavírus. O Rio de Janeiro ainda é o estado com a maior taxa de letalidade entre as 27 unidades da federação: 5,17%. O índice médio de letalidade do País está em 2,8%.